• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Acordo de mobilidade da CPLP recebe consenso de todos os Estados-membros
Política

Acordo de mobilidade da CPLP recebe consenso de todos os Estados-membros

O Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovou esta quarta-feira, 9, o projecto de resolução sobre acordo de mobilidade da CPLP, com votos favoráveis de todos os Estados-membros.

A informação foi avançada à imprensa pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, Luís Felipe Tavares, no final da XXV reunião do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), por videoconferência, sob o tema “Reafirmação da cooperação na CPLP no contexto da pandemia da covid-19.

Depois de anos de negociações, desde de 2018, com o início da presidência de Cabo Verde na CPLP, sublinhou, conseguiram hoje um consenso, graças a aquilo que considerou ser um “excelente trabalho da diplomacia cabo-verdiana”.

“Há um consenso entre os nove estados-membros em relação à proposta de Cabo Verde e já é um passo significativo. Demos um grande passo e contribuímos para a afirmação da cidadania na CPLP e isso é o que as populações estavam à espera (…) e cumprimos aquilo que nós prometemos as populações”, assegurou.

Segundo o ministro, a elaboração deste documento não foi fácil, pois tinham que escolher bem os interesses dos nove estados-membros, mas no final conseguiram este consenso.

Para o diplomata, este é um “grande ganho” para Cabo Verde, cuja presidência na CPLP termina em 2021, e para a comunidade, pois é um projecto que vai facilitar a circulação de pessoas e bens, no quadro dos nove estados-membros da CPLP.

“Estamos hoje muito satisfeitos porque temos um documento consensual. Isto é extremamente importante e vai merecer a confiança dos chefes de Estado e do Governo e o documento será aprovado em Luanda”, disse, acentuando que este acordo levou em consideração o compromisso de todos os Estados-membros.

O projecto final do acordo da mobilidade na CPLP, que se encontra em fase final de redacção, será aprovado na Cimeira dos Chefes de Estado e do Governo da CPLP, previsto para 17 de Julho de 2021, em Luanda (Angola).

Durante a  XXV reunião foi aprovado  ainda os projectos de resolução sobre a cooperação na CPLP em situações de emergências, projectos de resolução sobre acordo Sede e a concessão da categoria de Observador consultivo da CPLP.

Foi ainda aprovado os orçamentos do Secretariado Executivo da CPLP e do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP),  sediado em Cabo Verde, bem como a recondução, para o biénio 2021/2022, do mandato do director deste instituto, o guineense Incanha Intumbo.

.Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação