França: Ex-presidente Sarkozy desde hoje atrás das grades
Outros Mundos

França: Ex-presidente Sarkozy desde hoje atrás das grades

Nicolas Sarkozy já se encontra a cumprir uma pena de cinco anos de prisão “de cabeça erguida”, segundo as suas próprias palavras. Por se tratar de um ex-presidente, o agora recluso (condenado por “conspiração criminosa) tem direito a alguns privilégios: cela individual, duche privado, televisão e telefone fixo, numa ala destinada a detidos considerados vulneráveis, mas conhecida pelos restantes reclusos como “Secção VIP”.

A pena de prisão de cinco anos é cumprida na Penitenciária La Santé, em Paris - celebrizada na literatura policial pelo famoso Comissário Jules Maigret, do escritor Georges Simenon –, após ter sido condenado pela prática de crimes de “conspiração criminosa”, no âmbito de um alegado financiamento de campanha da Líbia de Kadhafi, uma acusação que o ex-presidente francês sempre negou.

De acordo com as autoridades penitenciárias, Sarkozy está “em isolamento na ala destinada a detidos vulneráveis”, mais conhecida pelos outros reclusos como “Secção VIP”. 

A Santé, que recebeu grandes obras de renovação nos últimos anos, dispõe de celas com chuveiro privado, televisão e telefone fixo, privilégios que são pagos pelos próprios detidos, com uma taxa mensal de 14 euros. 

Nicolas Sarkozy, que foi presidente da França entre 2007 e 2012, sempre negou as acusações e garante ter sido vítima de perseguição política”.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.