Dezenas de embarcações vão tentar romper o bloqueio imposto por Israel e levar ajuda humanitária a Gaza. Com partida a 31 de agosto de Barcelona (Catalunha) e a 04 de setembro da Tunísia, a flotilha pretende chamar a atenção do mundo para o genocídio em curso contra o povo da Palestina.
A iniciativa, sem antecedentes pela sua dimensão, foi anunciada em meados de agosto pela ativista sueca Greta Thunberg, que volta a participar na flotilha, contando com participantes de 44 nacionalidades, incluindo ativistas, médicos e figuras conhecidas do meio artístico, como a atriz Susan Sarandon ou os atores Liam Cunningham, Mark Ruffalo e Gustaf Skarsgård.
De referir que as duas últimas tentativas de levar ajuda humanitária por mar à Faixa de Gaza, em junho e julho últimos, foram intercetadas pelas tropas israelitas em águas internacionais, com os barcos Madleen e Handala (na foto) a serem levados para portos de Israel e os seus tripulantes e passageiros detidos e deportados de seguida.
Fonte: Imprensa internacional
Foto: Atila Altuntaş/Agência Anadolu
Informamos que, temporariamente, a funcionalidade de comentários foi desativada no nosso site.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão. Estamos a trabalhar para que esta funcionalidade seja reativada em breve.
A equipa do Santiago Magazine