• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Praia. A greve terminou, mas bombeiros ameaçam nova paralisação em Agosto
Sociedade

Praia. A greve terminou, mas bombeiros ameaçam nova paralisação em Agosto

O presidente do SIACSA, Gilberto Lima, avisou hoje que os bombeiros da Praia poderão novamente entrar em greve já no próximo mês de Agosto, reivindicando o acordo não assumido pela edilidade.

De acordo com o sindicalista, o pré-aviso de greve terá efeito no próximo mês, tendo em conta “coisas que provocaram a paralisação”, nomeadamente a convocatória da Direcção-Geral do Trabalho (DGT) em que a Câmara Municipal da Praia não compareceu.

Entretanto, fez um “balanço satisfatório” da greve de dois dias, considerando que a paralisação foi forçada pela própria câmara, ou seja, “o presidente em primeiro lugar”, que “recusou atempadamente” dar vazão a questão relacionada com o subsídio de risco dos bombeiros.

“É certo que sabemos que os bombeiros trabalham em situações de risco, sabemos que outros funcionários da câmara recebem esse subsídio e não faz sentido nenhum recuo ou morosidade na aplicabilidade do subsídio de risco para os bombeiros”, explicou.

Além disso, o presidente do Sindicato da Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil, Agricultura e Serviços Afins (SIACSA) avançou que, apesar dos bombeiros terem um “bom quartel”, há falta de matérias propícias e isso “deriva de alguns desleixos” da parte da edilidade.

Uma outra situação apontada por Gilberto Lima, é a “falta de instrumento de regulação” em termos de progressão e promoção na classe.

Conforme referiu, “existe um documento” que paira no Conselho de Ministros há dois anos, que tem deixado a classe, efectivamente, numa “situação de calamidade” em termos laborais e “precariedade salarial”.

“Essa classe profissional é muito importante, por isso a câmara deveria assegurar os bombeiros, porque cuidam da vida das pessoas e, por causa disso, até podem perder sua vida”, observou.

Os bombeiros terminaram hoje a greve de dois dias, acusando a câmara da Praia de não cumprir um acordo assinado há três meses sobre promoções, progressões e subsídio de risco.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação