Pub

Conferência Pedro Pires

O concelho de Santa Cruz, no interior da Ilha de Santiago, vai ser palco das comemorações do dia 20 de janeiro, dia dos Heróis Nacionais, anunciou esta segunda-feira, 6 de janeiro, o presidente da Fundação Amílcar Cabral, Pedro Pires.

Em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, informou que a fundação elegeu a celebração do dia 20 de janeiro como uma das suas actividades principais e, por essa razão, tem este papel e responsabilidade de partilhar com todos, de forma descentralizada, a personalidade, o ator político e histórico que foi Amílcar Cabral.

As actividades acontecem numa parceria tripartida, entre a Câmara Municipal de Santa Cruz, a Fundação Amílcar Cabral e a Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria e, segundo avançou, estão orientadas no sentido de fazer contacto com as instituições de educação, com a juventude, os desportistas e ativistas culturais.

“A ideia é não fazer uma atividade de gabinete e de espaço fechado, mas uma atividade aberta para as pessoas ouvirem e falarem, e enfim trocar ideias com as pessoas”, disse, acrescentando que nessa perspectiva está previsto uma conversa aberta com os jovens e os membros da Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria.

Para o presidente da câmara de Santa cruz, Carlos Silva, é uma honra o seu concelho ter sido escolhido pela fundação para acolher as actividades centrais do Dia dos Heróis Nacionais.

As actividades, informou, tiveram início no dia 02, com um concurso “Cabral no olhar das crianças” (poesia, contos, desenho e pintura), que vai até o dia 17.

Está previsto a apresentação do livro infantil “Eu Amílcar”, de Marilena Pereira, animação nos estabelecimentos escolares, torneios de basquetebol e futsal, maratona, exposição, concerto “Cantar Cabral” e feira de saúde nas comunidades de rabelados de Achada Bel Bel e Monte de Rabelado.

O ato central acontece no dia 20 com içar da bandeira nacional, nos paços do concelho, seguido de actuação da banda militar e sessão solene.

Com Inforpress



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentar