• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Rui Figueiredo Soares reeleito líder do Grupo Parlamentar do MpD
Política

Rui Figueiredo Soares reeleito líder do Grupo Parlamentar do MpD

A direcção do grupo parlamentar do MpD, liderada pelo deputado Rui Figueiredo Soares, foi reeleita, tendo a lista única merecido cerca 75% da votação dos deputados presentes.

A informação foi dada pelo próprio líder do grupo reeleito, que realçou a importância dessas eleições, na medida em que conforme frisou, demonstra coesão e preparação para o grupo parlamentar do MpD continuar o suportar o executivo na governação do país.

“Para nós é importante. Vai continuar a trazer coesão, eficiência e todo o combate necessário para o grupo parlamentar do MpD continuar a suportar o Governo na governação do país, que é o desafio que nós consideramos de extrema importância na segunda parte desta legislatura do Governo de Ulisses Correia e Silva”, disse Rui Figueiredo Soares.

A eleição que devia acontecer nos próximos meses, dado que o mandado da direcção é de dois anos e meio, foi antecipada por sugestão da Comissão Política Nacional, que entendeu que a questão da liderança do grupo parlamentar devia ser clarificada antes do inicio do próximo ano parlamentar.

“Vamos ter a partir de Outubro um novo regimento com novas exigências, teremos o debate sobre o estado da Nação em Julho, e, por esta razão, antecipamos a eleição da direcção do grupo parlamentar”, explicou indicando que a proposta da Comissão Política transmitida pelo presidente do partido, Ulisses Correia e Silva, recaiu de novo sobre a sua pessoa.

Todos os membros anteriores continuam a fazer parte da direcção como vice-presidentes designadamente Emanuel Barbosa, João Gomes, Celita Alfama Pereira e Alcides de Pina.

Durante a votação, realizada na manhã de hoje, na Assembleia Nacional, estiveram presentes 35 dos 40 deputados que integram a bancada da maioria. Destes 26 votaram a favor e seis votaram contra. Houve um voto em branco e duas abstenções.

O líder da bancada salientou os resultados demonstra a vivacidade da democracia interna no seio do partido e afastou qualquer possibilidade de cisão dentro grupo ou do partido.

“Em democracia é assim que funcionamos. Os deputados do MpD exprimem as suas opiniões, mas não haverá qualquer cisão. Todos os deputados são importantes e as suas opiniões são também importantes”, frisou.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação