As capitais europeias de Paris e Londres registaram dois novos atentados segunda-feira,19, desta vez sem vítimas mortais.
Em França, os Campos Elísios foram mais uma vez palco de terror na noite de segunda-feira, 19. Um homem de 31 anos, referenciado desde 2015 por ligações ao movimento radical islâmico, embateu o seu veículo contra uma viatura da polícia. Na sequência, a viatura pegou fogo, semeando o pânico naquela que é considerada uma das avenidas mais famosas do mundo. O agressor acabou ferido mortalmente no embate, segundo a polícia francesa.
Dentro da viatura que conduzia foram encontradas armas e explosivos. Este incidente acontece há menos de três semanas depois de um jovem ter atacado um polícia em Notre-Dame, outro dos pontos turísticos mais visitados da capital francesa. Esta nova tentativa de ataque nos Campos Elísios é a segunda em dois meses. Em Abril outro jihadista feriu mortalmente um polícia.
Londres ainda na mira dos jihadistas
No Reino Unido um homem aterrorizou uma multidão de fiéis em frente à mesquita de Finsbury Park (Londres), fazendo entrar um camião em alta velocidade. O acto provocou dezenas de feridos, antes de o agressor ter sido interceptado por populares e depois detido pelas forças policiais. Trata-se do quarto atentado registado nos últimos três meses, na capital inglesa.
Os atentados na Europa sucedem-se, enquanto prossegue a ofensiva dos aliados contra os redutos do estado islâmico nas cidades de Raqqa (Síria) e Mussul (Iraque), no que pode ser interpretado como represálias por parte do Estado Islâmico, conforme defendem alguns analistas europeus.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários