O bispo cabo-verdiano Dom Teodoro Mendes Tavares, natural da ilha de Santiago, foi esta quinta-feira, nomeado pelo Papa como membro do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso da Santa Sé. Divulgada esta manhã pelo Vaticano, esta nomeação é vista como um importante reconhecimento internacional do percurso e do contributo do bispo cabo-verdiano para a promoção do diálogo ecuménico e inter-religioso.
Missionário do Espírito Santo, Dom Teodoro reside no Brasil desde 1994, onde desenvolveu grande parte da sua vida pastoral. Actualmente é bispo da Diocese de Ponta de Pedras, no estado do Pará, e preside, desde 2023, à Comissão para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Ordenado sacerdote em Julho de 1993, Dom Teodoro começou a sua missão na prelazia de Tefé, no Amazonas, onde trabalhou durante 16 anos em várias funções pastorais. Em 2011, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém pelo Papa Bento XVI, tendo a sua ordenação episcopal ocorrido em Cabo Verde, em Março desse ano, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa. Em 2015, foi nomeado bispo coadjutor de Ponta de Pedras e assumiu a diocese no mesmo ano.
Com formação académica internacional, Dom Teodoro é mestre em Ecumenismo pelo Trinity College, na Irlanda, e é reconhecido por uma vasta trajectória no diálogo entre religiões, tanto no Brasil como fora dele.
Além de Dom Teodoro, outros 20 membros do clero internacional foram nomeados para integrar o Dicastério para o Diálogo Inter-religioso, incluindo representantes de países como Japão, Canadá, África do Sul, Tailândia e Itália. Entre eles destacam-se ainda o patriarca latino de Jerusalém, Cardeal Pierbattista Pizzaballa, e os arcebispos de Tóquio, Toronto e Teerão.
Comentários