
Dina Ferreira, para além da suspensão, não irá receber salário durante esse período. A decisão do Conselho de Administração está a provocar grande mal-estar no interior da RTC e a ser considerada como arbitrária, ilegal e uma violação da liberdade de imprensa e da autonomia editorial na empresa. Mas, também, uma provocação à própria ARC, que havia emitido já duas deliberações confirmando interferências ilegítimas do CA da RTC nos conteúdos editoriais.
O processo disciplinar remonta a 14 de agosto deste ano e veio na sequência da posição da diretora da Televisão de Cabo Verde (TCV), Dina Ferreira, que na ocasião acusou o Conselho de Administração da Rádio Televisão Caboverdiana (RTC) de interferências nos conteúdos editoriais da televisão pública, nomeadamente, ao assinar um contrato com uma produtora privada.
Ato persecutório e provocatório
A decisão conhecida esta quinta-feira, 30, suspendendo a jornalista por 45 dias e sem remuneração, mais parece ser um ato persecutório dirigido a Dina Ferreira, mas também provocatório, direcionado à Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ARC), que já havia emitido duas deliberações (a 25 de agosto e 02 de setembro) confirmando interferências ilegítimas do CA da RTC nos conteúdos editoriais da televisão pública.
Assinada pela presidente Karine Miranda e pelo administrador Victor Varela, a deliberação do CA da RTC está a provocar indignação entre os jornalistas da empresa que a consideram grave intimidação e represália que fere os princípios de uma comunicação social independente e livre.
De referir que o terceiro membro do Conselho de Administração da Rádio Televisão Caboverdiana, o jornalista Humberto Santos, não assinou a deliberação.

 Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
 O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
 Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários
Casimiro Centeio, 31 de Out de 2025
É assim que vigora o regime sistémico do movimento -rabentola ora no poder. Açamando e perseguindo os jornalistas incómodos á élite tirànica no poder, a sociedade inteira mergulha-se no medo geral. Depois aparecem nos meios de comunicação social berrando que são os verdadeiros democratas. Democratas da gaita !!!!!!!!
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.