Diretora da TCV suspensa por 45 dias
Em Foco

Diretora da TCV suspensa por 45 dias

Dina Ferreira, para além da suspensão, não irá receber salário durante esse período. A decisão do Conselho de Administração está a provocar grande mal-estar no interior da RTC e a ser considerada como arbitrária, ilegal e uma violação da liberdade de imprensa e da autonomia editorial na empresa. Mas, também, uma provocação à própria ARC, que havia emitido já duas deliberações confirmando interferências ilegítimas do CA da RTC nos conteúdos editoriais.

O processo disciplinar remonta a 14 de agosto deste ano e veio na sequência da posição da diretora da Televisão de Cabo Verde (TCV), Dina Ferreira, que na ocasião acusou o Conselho de Administração da Rádio Televisão Caboverdiana (RTC) de interferências nos conteúdos editoriais da televisão pública, nomeadamente, ao assinar um contrato com uma produtora privada.

Ato persecutório e provocatório

A decisão conhecida esta quinta-feira, 30, suspendendo a jornalista por 45 dias e sem remuneração, mais parece ser um ato persecutório dirigido a Dina Ferreira, mas também provocatório, direcionado à Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ARC), que já havia emitido duas deliberações (a 25 de agosto e 02 de setembro) confirmando interferências ilegítimas do CA da RTC nos conteúdos editoriais da televisão pública.

Assinada pela presidente Karine Miranda e pelo administrador Victor Varela, a deliberação do CA da RTC está a provocar indignação entre os jornalistas da empresa que a consideram grave intimidação e represália que fere os princípios de uma comunicação social independente e livre.

De referir que o terceiro membro do Conselho de Administração da Rádio Televisão Caboverdiana, o jornalista Humberto Santos, não assinou a deliberação.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Casimiro Centeio, 31 de Out de 2025

      É assim que vigora o regime sistémico do movimento -rabentola ora no poder. Açamando e perseguindo os jornalistas incómodos á élite tirànica no poder, a sociedade inteira mergulha-se no medo geral. Depois aparecem nos meios de comunicação social berrando que são os verdadeiros democratas. Democratas da gaita !!!!!!!!

      Responder


    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.