A primeira-dama de Cabo Verde, Débora Katisa Carvalho, é a nova directora coordenadora Sul da seguradora Ímpar, empresa onde esteve ligada durante sete anos, confirmou Santiago Magazine.
A gestora assumiu as novas funções esta semana e surge em decorrência da saída da anterior directora, Kamila Monteiro.
Débora Carvalho regressa, assim, à actividade laboral numa empresa, a Ímpar, da qual foi directora Comercial durante sete anos, bem antes de ingressar na CV Telecom. Com a vitória de José Maria Neves nas presidenciais de 2021, Débora Carvalho passou a primeira-dama passando a auferir um salário de 310 contos mensais, atribuido de forma irregular e supostamente ilegal pela Presidência da República, facto que causou polémica no país, razão pela qual esse pagamento foi suspenso até que a Inspecção Geral de Finanças esclareça o caso.
Débora Carvalho tem o grau de Mestre em Marketing, com especialização em Marca-País (Country Branding) e uma Licenciatura em Gestão. Já exerceu funções de Diretora Comercial da Companhia Cabo-verdiana de Seguros IMPAR e Docente na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.
Até dezembro 2021 exerceu a função de Diretora Geral da CV Móvel. Igualmente, é Doutoranda em Alterações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável. É membro do Conselho de Administração da Fundação José Maria Neves para a Governança.
Activista de causas pelas quais vem lutando há vários anos, como as das alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável, bem como a da defesa dos animais, Débora Carvalho, elegeu enquanto Primeira Dama, a solidariedade social, como o combate à pobreza, luta contra a violência baseada no género e sexual de crianças, a promoção da habitação condigna e da paternidade e maternidade responsáveis, e a Cidadania Ativa como grandes causas.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários
Reverendo Luiz Nunes, 3 de Ago de 2024
Que DEUS continue guardando, protegendo e ajudando a senhora Primeira Dama em todo o trabalho que realiza.