Câmara da Praia concerta combate à Dengue com estruturas de saúde
Em Foco

Câmara da Praia concerta combate à Dengue com estruturas de saúde

Francisco Carvalho e a sua equipa reuniram nesta quarta-feira, 09, com estruturas nacionais de saúde e organizações internacionais para dar a conhecer as suas propostas de combate à Dengue.

Ao apelo do presidente da Câmara Municipal da Praia para a participação no encontro, disseram presente o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), a Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS), o Comando das Forças Armadas, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Justificando-se com outro compromisso, a ministra da Saúde, a Delegacia de Saúde e o Serviço Nacional de Proteção Civil estiveram ausentes.

A Câmara Municipal da Praia que, desde há quatro anos, conta com uma Direção de Promoção da Saúde Municipal, quis auscultar as autoridades nacionais de saúde sobre as suas propostas de combate à Dengue, implementadas desde novembro de 2023, mas também fazer um breve balanço das medidas adotadas logo que surgiram os primeiros casos.

Sensibilização nos bairros vai ser reforçada

Durante o encontro, técnicos do INSP aconselharam a câmara a prosseguir e reforçar a campanha de sensibilização nos bairros, já que a maioria dos focos de mosquitos se concentram dentro das próprias habitações.

Ao mesmo tempo que garantiu ir reforçar a campanha nos bairros, Francisco Carvalho salientou que, logo que ocorreram os primeiros casos de Dengue, foram reforçadas as ações no terreno, nomeadamente em matéria de limpeza de ruas e valas, bem como a eliminação de sucatas e de pardieiros abandonados. Ademais, a autarquia tem vindo a participar em todas as campanhas promovidas por instituições sanitárias.

Câmara aposta na saúde pública

Francisco Carvalho relembrou que foi com a sua gestão que a Câmara Municipal da Praia criou uma Direção de Promoção da Saúde Municipal, para dar uma atenção especial à saúde dos munícipes, estabelecendo parcerias com organizações da sociedade civil e promovendo ações de limpeza para eliminar eventuais focos do mosquito. Um trabalho discreto que, as mais das vezes – segundo referiu -, tem passado à margem da comunicação social.

“Tudo é planificado e adequado conforme a orgânica da Câmara Municipal. Este é um investimento na saúde das pessoas que não vem de agora e que tem sido implementado desde o início do mandato”, disse Carvalho.

Combater a desinformação

O presidente da Câmara Municipal da Praia, reportando-se à desinformação posta a circular nas redes sociais que imputa à autarquia e à pessoa do seu presidente o aumento de casos de Dengue, salientou: “o INSP disse aqui que é dentro das casas onde estão as fontes de alimentação e reprodução dos mosquitos. Foquemo-nos no que é essencial, e é bom que se diga que a Câmara Municipal da Praia não pode fazer saneamento dentro da casa das pessoas”, disse ainda o autarca, enfatizando que “somos todos chamados a encarar com seriedade o problema e não reproduzir ideias maldosas que deturpam o verdadeiro conhecimento daquilo que é o problema real. Já morreram pessoas. O que é pior do que uma morte?”, questionou o presidente da Câmara Municipal da Praia.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.