SDTIBM reage ao pedido de impugnação clarificando e defendendo a legalidade do processo
Economia

SDTIBM reage ao pedido de impugnação clarificando e defendendo a legalidade do processo

A Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas da Boa Vista e Maio (SDTIBM) reagiu hoje ao pedido de impugnação da eleição da nova administração, apresentado por empresários da Boa Vista, clarificando e defendendo a legalidade do processo.

Um grupo de empresários da Boa Vista apresentou quinta-feira, na Procuradoria da Boa Vista, um pedido de impugnação da eleição do novo presidente do conselho de administração da (SDTIBM), alegando “irregularidades e má gestão” da instituição.

Em decorrência deste pedido, a SDTIBM enviou um comunicado de imprensa, aclarando o processo e a questão da representação dos accionistas.

No documento, a administração da SDTIBM indica que o procedimento para a eleição dos órgãos sociais da SDTIBM encontra-se regulado nos Estatutos da respectiva empresa, bem como nos demais quadros legais de governança societária.

E que “os Estatutos da SDTIBM, em parte alguma determinam que os accionistas do município da Boa Vista e do município do Maio sejam representados nas reuniões da Assembleia Geral pelos respectivos presidentes das Assembleias Municipais”.

A SDTIBM alegou ainda que tem sido prática, desde a criação da sociedade, em 2005, que os accionistas deste sejam representados nas Assembleias Gerais pelos respectivos presidentes de câmara, em total conformidade com os estatutos da SDTIBM e demais quadros legais vigentes em Cabo Verde.

Além da questão da representação, a SDTIBM classificou como “falsa” a informação sobre o alegado salário de 450.000$00 para o presidente do conselho de administração, recordando que, enquanto empresa pública, a remuneração dos seus gestores é fixada por lei (Resolução nº 56/2016 de 9 de Junho – fixa a remuneração dos gestores das empresas públicas).

A SDTIBM manifestou ainda o seu compromisso com a promoção do desenvolvimento turístico nas ilhas da Boa Vista e do Maio e abertura ao diálogo construtivo.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.