O Governo autorizou um aval do Estado, para garantia do empréstimo obrigacionista da Empresa de Electricidade e Água (Electra) no montante de cerca de 1,8 milhões de contos junto da Bolsa de Valores de Cabo Verde.
Esta informação consta da resolução n.º 61/2025, de 10 Julho, publicada no Boletim Oficial a que a Inforpress teve acesso hoje.
De acordo com a resolução, o empréstimo tem como objectivo reestruturar o passivo da Electra e, por conseguinte, assegurar a sua sustentabilidade financeira e a melhoria da sua estrutura financeira.
“A Electra, S.A avançou com a proposta de emissão de uma nova série de obrigações – Série G, em regime de oferta particular na Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC), no montante de 1.798.335.000$00 (mil setecentos e noventa e oito milhões, trezentos e trinta e cinco mil escudos), para a qual é solicitado o aval do Estado como garantia”, lê-se no documento.
Esta operação, refere a resolução, enquadra-se nos esforços de consolidação financeira da empresa, contribuindo para a continuidade dos serviços públicos essenciais, promovendo assim, a estabilidade dos sectores da água e da energia, considerados estratégicos para o desenvolvimento sustentável do País.
O prazo global da operação é de 10 anos, em conformidade com o plano de reembolso e a data de vencimento, nos termos da respectiva ficha técnica admitida pela Bolsa de Valores de Cabo Verde.
Comentários