FMI: Cabo Verde crescerá 4,1% ano até 2022. Governo prometera 7%
Economia

FMI: Cabo Verde crescerá 4,1% ano até 2022. Governo prometera 7%

Governo apresentou há menos de um mês um plano que prevê o crescimento da economia até 7 por cento nos próximos quatro anos. O FMI acaba de publicar um relatório a contradizer tal cenário: até 2022, o PIB de Cabo Verde não crescerá mais de 4,1%.

A edição de Outubro do World Economic Outlook, divulgado esta terça-feira, 10, estima que este ano o Produto Interno Bruto de Cabo Verde será de 4%, mais 0,1 ponto percentual face a 2016. Esse documento do Fundo Monetário Internacional (FMI) perspectiva ainda que a economia cabo-verdiana deverá crescer 4,1% ao ano nos próximos cinco anos, ou seja, até 2022.

Há menos de um mês, o ministro das Finanças havia apresentado na Praia um cenário bem mais optimista. No passado dia 19 de Setembro, Olavo Correia divulgou ao país o draft do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável (PEDS) 2017-2021, num encontro que reuniu diferentes governantes, parceiros nacionais e internacionais e a sociedade civil.

Esse documento, que mostra a visão do Executivo para o país no médio e longo prazos, projecta uma taxa de crescimento do PIB de 7%, uma redução do desemprego dos actuais 15% para 8,8% e quebra dos indicadores da pobreza na ordem dos 7 pontos percentuais.

“O que queremos aqui reafirmar é a visão do país, o que nós queremos ser daqui a 5, 10 anos”, dissera então o ministro das Finanças, Olavo Correia, aos jornalistas.

Para tal, o Governo prometeu aproveitar as oportunidades que podem estabelecer o país como uma “plataforma de serviços no domínio do turismo, no domínio da economia do mar, no domínio das tecnologias, no domínio financeiro, mas também no domínio dos transportes aéreos e marítimos”.

Ou seja, transformar Cabo Verde num “centro de prestação de serviços à escala global”, algo que o governante considera possível, desde que o país “faça o trabalho de casa ao nível da qualificação dos Recursos Humanos e na criação de um ecossistema propiciador dessa visão”.

Mesmo assim, o FMI perspectiva um cenário menos optimista, ao prever um crescimento da economia cabo-verdiana até um máximo de 4,1% ao ano até 2022.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.