
O presidente do Tribunal de Contas informou hoje que apenas 54% das instituições públicas já prestaram as contas de 2021. João da Cruz Silva reconheceu assim “um ligeiro atraso”, mas disse acredit5ar que até o final do ano todas as entidades terão finalizado o processo.
“Em relação as contas de 2021 já estão prestadas à volta de 54%. Portanto, ainda há um ligeiro atraso na prestação das contas, mas acreditamos que até o final do ano, todas as entidades vão prestar as suas contas”, disse o responsável em declarações aos jornalistas na cidade da Praia.
João da Cruz Silva disse ainda que outra dificuldade tem a ver com a necessidade de desmaterializar as contas das empresas públicas, das autarquias locais, assim como das missões diplomáticas.
“Temos ainda instituições cujas contas devem ser ainda desmaterializadas. Mas, estamos a negociar com o governo, no sentido de haver essa desmaterialização e aí haverá mais facilidade na análise dos documentos justificativos e das contas”, ressaltou.
João da Cruz Silva destacou que há um esforço das Instituições Publicas no sentido de prestar as contas dentro do prazo e com a qualidade mais ou menos desejada.
“Eu não diria que é o melhor país em termos de prestação de contas, mas há um esforço muito grande por parte da Administração Pública na prestação das suas contas”, afirmou.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários