Seven Stars assina acordo com equipa feminina do Futebol Benfica. Vá Moreira é a primeira a seguir para Lisboa
Desporto

Seven Stars assina acordo com equipa feminina do Futebol Benfica. Vá Moreira é a primeira a seguir para Lisboa

Futebolistas juniores e seniores do Seven Stars vão doravante ingressar a equipa de futebol feminino do Futebol Benfica, no âmbito de um protocolo de cooperação a ser assinado este mês entre as duas formações desportivas. O Seven abriu a época futebolística no escalão feminino com a criação da sua própria escola de formação e a apresentação às autoridades sanitárias do seu plano de contingência face à Covid-19.


Vania (Vá) Moreira, natural de Achada Ponta, em Santa Cruz, e que joga como avançada no Seven Stars, vai integrar a equipa principal de futebol feminino do Futebol Benfica, o Fofó.

Vá, de 27 anos, internacional por Cabo Verde e duas vezes consecutivas melhor marcadora do regional de Santiago Sul nas duas últimas temporadas, é a primeira de uma série de jogadoras do Seven Stars que deverão mudar-se para a equipa sénior do clube lisboeta, que disputa o campeonato da primeira divisão.

E isso acontece por meio de um acordo de cooperação entre o Seven e o Clube Futebol Benfica (Fofó), que deve ser assinado no decorrer deste mês entre o presidente do clube lisboeta, Domingos das Dores Rosa Estanislau, e o seu vice-presidente, Pedro Miguel Patrício Antunes Milharadas, e, pela parte do Clube Seven Stars, o presidente e vice, Francisco Livramento e Gil Évora.

Esse protocolo - o segundo do Seven depois de um acordo idêntico rubricado com o Clube Ouriense, em 2006 - marca o arranque da época desportiva da equipa de futebol feminina do clube praiense, que já enviou até agora para a Europa cinco futebolistas, entre as quais Evy Pereira, hoje no Sport Lisboa e Benfica, Manaus, que milita no Ouriense e Diana Borges, no Vilaverdense, da segunda divisão de Portugal.

A ideia, segundo avançou Gil Évora ao Santiago Magazine, "é continuar a proporcionar uma saída profissional para as nossas atletas".

Internamente, a abertura da temporada futebolística das 'estrelas' começou no dia 6 de Fevereiro, "semanas após a reunião tida entre a Federação Cabo-verdiana de Futebol e as várias Associações Regionais onde foram definidas as regras para a abertura das épocas futebolísticas, e depois do Congresso realizado pela FCF visando o desenvolvimento do futebol feminino, a Direcção do Clube deu inicio á época futebolística com uma reunião entre a Direcção e as 25 atletas do escalão sénior/júnior do futebol feminino".

Entre os pontos analisados, o clube Seven Stars aprovou a criação da sua própria escola de formação de futebolistas (iniciados e juvenis), "apresentação à ARFSS e à Delegacia de Saúde da Praia do Plano de Contingência do Clube para os treinos e jogos a serem realizados; o plano definirá todos os meios e ações a serem desenvolvidas pelos atletas e equipa técnica tendo em vista a prevenção da Covid 19; Participação do Clube nas provas regionais e nacionais da presente época, a saber, Supertaça de Santiago Sul, Torneio de Abertura, Campeonato Regional, Taça Praia e Campeonato Nacional; Participação das atletas do Clube nas provas a serem realizadas esta época pela Federação Cabo-verdiana de Futebol, nomeadamente Torneio Inter-ilhas, e jogo particular entre a Seleção de Cabo Verde e a seleção do Luxemburgo", diz um comunicado de imprensa enviado ao Santiago Magazine.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.