Cerca de 45% da população em Cabo Verde já foi testada à covid-19, revelou o ministro da Saúde e da Segurança Social, que assegurou que até ao momento foram realizados mais de 240 mil testes entre PCR e rápidos.
Arlindo do Rosário intervinha durante o debate “Os ganhos e desafios no sector da saúde em tempos da pandemia de covid-19”, na primeira sessão plenária de Fevereiro, tendo realçado que Cabo Verde está hoje “melhor preparado” para enfrentar a pandemia.
“Nesses 11 meses que se passaram desde o primeiro caso diagnosticado em Cabo Verde, muito caminho foi percorrido sendo que o objectivo primordial foi e continua a ser evitar o colapso do serviço nacional de saúde”, apontou.
O governante adiantou que foram feitos investimentos avultados na criação da capacidade laboratorial para realização de testes PCR, na aquisição de equipamentos de protecção individual, na melhoria da capacidade de respostas das estruturas de saúde, na identificação de espaços de isolamento institucional e na comunicação de riscos.
Segundo o ministro, de um único laboratório de virologia não capacitado para identificar o vírus em Março de 2020, o país conta actualmente com seis laboratórios públicos e com perspectiva de ter mais um em curto prazo na ilha da Boa Vista e conta ainda com mais a nível do sector privado.
“Massificamos a realização dos testes, até ao momento foram realizados 244. 735 testes entre rápidos e PCR com uma taxa de testagem da população de aproximadamente 45%”, referiu.
Para responder à demanda provocada pela pandemia e sem comprometer outras actividades essenciais em termos de prestação de cuidados de saúde da população nomeadamente seguimento das doenças crónicas, saúde reprodutiva, programa de vacinação e cirurgias urgentes, os serviços hospitalares e os centros de saúde foram reestruturados.
Para tal, apontou que foram recrutados 479 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, técnicos de diversas áreas, pessoal administrativo e operacional, distribuídos em todas as ilhas e concelhos.
Arlindo do Rosário disse que o forte investimento em equipamentos de protecção individual e o rigoroso cumprimento de medidas de contingência tem permitido que a taxa de infecção entre os profissionais de saúde, sobretudo os que estão na linha da frente, se situe abaixo de 5%.
“Os 32 centros de saúde, os quatro hospitais regionais do país estão sendo devidamente equipados com equipamentos de imagiologia, com raios X e ecógrafos de laboratórios de fisioterapia e estomatologia, um investimento de cerca de um milhão de contos”, acrescentou.
De acordo com o ministro, a capacidade de respostas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) perante os desafios impostos pela pandemia vem confirmar que as medidas de políticas implementas pelo Governo para o sector têm sido correctas, justas e assertivas.
Adiantou que o SNS soube recuperar da difícil situação financiaria em que estava mergulhada em 2016, com endividamento nos dois hospitais centrais, mas sublinhou que com o forte investimento nos recursos humanos soube ultrapassar esse desafio e aumentar o número de trabalhadores de 2.775 em 2015 para 3.907 em 2020.
Assegurou que Cabo Verde tem dado um bom combate à pandemia do novo coronavírus, sendo que a taxa de incidência acumulativa nos últimos 15 dias demonstra uma tendência decrescente a nível nacional.
Para finalizar, apontou que o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 já foi elaborado e brevemente será apresentado.
Comentários