A atleta cabo-verdiana Heidiliene Oliveira faz a sua estreia absoluta nos Jogos Paralímpicos, na quarta-feira, 04, em Paris, na prova dos 100 metros livres que se realiza no Estádio de Saint Denis.
O chefe da missão do Team Cabo Verde Paralímpico, Orlandinho Mascarenhas, adiantou à Inforpress que Heidiliene Oliveira, atleta de baixa visão (T12) e que vai estar acompanhada do seu guia habitual, Jailson Oliveira, entra em cena na segunda das quatro rondas de qualificação.
Heidiliene Oliveira vai competir lado a lado com a brasileira Soares Ferreira, De la Cruz da República Dominicana e a chinesa Shen Y.
Medalha de ouro dos 100 metros no World Para Athletics Grand Prix Series realizado em Abril último em Marraquexe (Marrocos), Heidilene Oliveira disse à Inforpress que a sua expectativa é dar o seu máximo para “representar o país da melhor forma” e ao mesmo tempo “melhorar a sua marca, e acima de tudo ganhar a experiência neste evento mundial”.
Heidilene Oliveira vai competir nos 100 e 200 metros livres e tem a estreia agendada para 04 de Setembro.
A delegação paralímpica que representa Cabo Verde nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 é composta por oito pessoas integrantes, chefiada por Orlandinho Mascarenhas.
Integra ainda a delegação cabo-verdiana o “Paralímpico Attaché”, Amílcar Sousa, cabo-verdiano residente em França, a treinadora de Marilson Semedo, a cubana Mariela Aliaga Pita, o médico Ernesto Lopez Ramos, responsável do departamento clínico, o presidente de COPAC, Rodrigo Bejarano, a secretária-geral Jailma Oliveira, e a auxiliar de Heidilene Oliveira, Alexia Aguiar.
Os Jogos Paralímpicos Paris 2024, que já vão na sua XVII edição, contam com o envolvimento de 185 Comités Paralímpicos Nacionais, 22 modalidades desportivas, totalizando 549 eventos num universo de 4.400 atletas, do qual se esperam mais de três milhões de espectadores nos 11 dias de competições em 18 locais.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários