
A Federação Cabo-verdiana de Futebol mostra-se inquietante com a insustentabilidade financeira de certos clubes no país e que têm dificultado o arranque dos campeonatos da primeira divisão da presente temporada em algumas regiões desportivas.
O vice-presidente da FCF, Paulo Santos, manifestou esta inquietação pelo facto da Associação Regional de Futebol da Brava descartar a possibilidade de realizar o campeonato regional, o que implica ausência no Nacional, uma vez que os clubes não conseguiram reunir os jogadores para a composição dos plantéis.
Esta apreensão é extensiva à Associação Regional de Futebol do Maio que, a esta altura, está “numa luta contra-relógio” para realizar um campeonato com pelo menos três equipas, já que a maioria dos clubes, como o próprio campeão regional em título, alegam incapacidade financeira para a formação do plantel.
Os dirigentes alegam que hoje em dia “os jogadores deixaram de jogar por amor à camisola”, razão pela qual, “sem dinheiro não assinam as fichas”.
“O Comité Executivo da FCF indicou um membro para o acompanhamento deste processo. Nós entendemos que há que se fazer um trabalho com os clubes. Detectamos alguma situação em relação a alguma dificuldade na inscrição da FIFA Connect e na organização dos próprios clubes”, referiu este dirigente federativo.
O Comité Executivo da FCF, sublinhou, tem esta sinalização, pelo que pretende trabalhar claramente nos próximos tempos sobre a sustentabilidade dos clubes de futebol em Cabo Verde.
“Acho que isto é um dos factores mais importantes nos próximos anos. Trabalhar a sustentabilidade dos clubes, porque muitos dos problemas têm a ver com a sustentabilidade e com o próprio funcionamento dos clubes, que muitas vezes funcionam com uma ou duas pessoas”, explicou.
Anunciou para breve uma reunião com a Associação Regional da Brava, à semelhança de uma outra já realizada com a do Maio, assim como os clubes, para poder perceber a razão deste problema, de forma a trabalhar para que na próxima época, todas as regiões desportivas possam participar no Campeonato Nacional.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários