É bronze!!! Muito obrigado, David
Desporto

É bronze!!! Muito obrigado, David

David Pina perdeu esta tarde o combate das meias-finais (51kg) contra o usbeque Hasanboy Dumatov, actual campeão mundial nos peso-misca, mas a história está feita: o pugilista cabo-verdiano garantiu o pódio e a primeira medalha olímpica de sempre de Cabo Verde.

Qualquer que fosse o resultado do combate desta tarde (13h50), o nome de David Pina ficaria gravado para a eternidade. E ficou. Mesmo saindo vencido da luta de acesso à final dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 contra o actual campeão do mundo e medalha do ouro no Rio 2016, Hasanboy Dumatov, do Usbequistão.

Pina, primeiro pugilista cabo-verdiano a conseguir a qualificação directa para os JOs, não conseguiu superar o seu potente adversário usbeque, mas esteve perto, muito perto de disputar o ouro olímpico. Esse 'quase' não conta agora, vale para a história destas ilhas a primeira medalha olímpica (bronze) que Cabo Verde conquista desde que iniciou a sua participação nas provas olímpicas. É a nossa cereja em cima do bolo, o maior feito desportivo deste país - medalha de bronze.

David Pina, 27 anos, natural de Santa Cruz e residente em Portugal, se sacrificou e tanto para conseguir a qualificação para os os Jogos de Paris 2024. David Pina virou o novo herói nacional, com toda uma nação, este pequeno país insular no meio do atlântico, com menos de 500 mil habitantes, a não caber em si de tanta alegria, de tanto orgulho, precisamente por fintar dificuldades e hoje ter o mérito de subir ao pódio da maior competição desportiva planetária.  

O Comité Olímpico Cabo-verdiano parabenizou o atleta medalhado olímpico desta forma na sua conta na rede social Facebook: "David Pina arquiva o melhor resultado de sempre de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos. A medalha de Bronze de Paris 2024 é nossa e ninguem nos tira! O atleta perdeu frente ao campeão mundial mas não se abala, muito pelo contrário, sente que ganhou o ouro nestes Jogos! Obrigado David!"

Parabéns, campeão! Parabéns Comité Olímpico Cabo-verdiano. Parabéns, Cabo Verde.

Muito, muito obrigado, David!

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.