O presidente do Comité Olímpico e Desportivo Senegalês (COSS), Mamadou D. Ndiaye, visitou hoje o primeiro-ministro e o Presidente da República, focado no reforço da “aliança Praia/Dakar” para os Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2026.
Mamadou D. Ndiaye, que é também membro do Comité Olímpico Internacional (COI), visitou as autoridades cabo-verdianas no início sua visita a Cabo Verde, mal aterrou num jacto privado no Aeroporto Internacional da Praia Nelson Mandela, com o propósito de sensibilizar o país a apoiar Senegal na realização dos Jogos Olímpicos da Juventude de Dakar 2026.
D. Ndiaye, que se fazia acompanhar da sua homóloga cabo-verdiana, Filomena Fortes, disse esperar que no quadro da integração africana, Cabo Verde celebra juntamente com o Senegal o lançamento “desta festa desportiva”.
Referiu que Senegal, na qualidade do primeiro país africano a receber uma edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, veio partilhar o projecto numa altura em que Cabo Verde se prepara para celebrar, no próximo anos, os 50 anos da independência nacional, para articular estes jogos com a família olímpica cabo-verdiana.
D. Ndiaye fez questão de frisar que Senegal é o anfitrião para acolher os Jogos Olímpicos da Juventude, mas que o país estará em representação de toda a África, por ser um evento compartilhado com todos os países do continente e que pretende associar fortemente Cabo Verde na organização deste evento mundial.
Disse que a presença do embaixador do Senegal em Cabo Verde e demais “staffs” da sua delegação nesta visita oficial ao arquipélago tem o papel de reforçar a aliança Praia/Dakar.
Os Jogos Olímpicos da Juventude acontecem em Outubro de 2026 e irão reunir cerca de 4.000 mil atletas dos 15 aos 18 anos de todo o mundo.
Cabo Verde irá fazer a sua participação nestes jogos sob a égide do Comité Olímpico Cabo-verdiano.
Mamadou D. Ndiaye, que tem realizado visitas a vários países africanos, vai ainda reunir-se com a presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano e membro do COI, Filomena Fortes.
Comentários