Solange Cesarovna distinguida como personalidade de referência no processo de internacionalização da música
Cultura

Solange Cesarovna distinguida como personalidade de referência no processo de internacionalização da música

A artista cabo-verdiana Solange Cesarovna vai ser homenageada no Brasil como personalidade de referência no processo de internacionalização da música africana e da cooperação lusófona.

A informação foi avançada em nota de imprensa pela “Ars Luminae”, agência portuguesa especializada na gestão de artes performativas, que gere a sua carreira.

A cantora, compositora e defensora dos direitos dos criadores será homenageada no Brasil, durante a cerimónia de abertura da 10ª edição do Prêmio Profissionais da Música (PPM), que acontece entre os dias 26 e 28 de Junho em Brasília.

Segundo a mesma fonte, neste “prestigiado evento” que se afirma como um dos mais relevantes encontros da indústria musical da América Latina, a artista cabo-verdiana será distinguida como personalidade de referência no processo de internacionalização da música africana e da cooperação lusófona.

O evento deste ano celebra também os 50 anos de independência dos Países Africanos de Língua Portuguesa e o papel dos artistas dos PALOP “que tem sido cada vez mais central na cultura africana e nos circuitos artísticos globais”.

“Co-fundadora e ex-presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), Solange foi a primeira a garantir que os músicos do seu país recebessem os seus direitos autorais de forma estruturada e justa”, realçou a mesma fonte.

Para a artista este reconhecimento é um tributo à resiliência e ao talento dos criadores africanos de língua portuguesa, que diariamente dão o seu contributo indispensável para a construção de um ecossistema musical mais justo, mais forte e mais visível.

“Dedico esta distinção a todos os artistas, autores e defensores da cultura que, como eu, acreditam na música como instrumento de transformação, de memória e de identidade dos nossos povos”, reforçou.

Por seu lado, a Ars Luminae considerou uma honra ver Solange Cesarovna reconhecida num palco internacional "tão prestigiado" e reafirmou o seu compromisso com a valorização dos artistas lusófonos e com a criação de redes sólidas de colaboração internacional.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.