A edição de 2025 do festival temático “1 Concelho 3 Ritmos”, que celebra os três ritmos tradicionais, batuku, funaná e tabanka, em Santa Cruz (interior de Santiago), acontece nos dias 28, 29 e 30 de Março.
Segundo informações avançadas pela Câmara Municipal de Santa Cruz, o evento que dedica um dia de batuco, homenageando Nha Nácia Gomi e as mulheres, um dia de funaná homenageando Katxás e Sema Lopi e um dia de tabanca, volta a ter como palco principal a Praça Katxás, em Porto Acima.
No entanto, o município liderado por Carlos Silva não avançou nomes dos artistas e grupos que vão actuar nos três dias do certame.
O festival temático, que tradicionalmente acontece ao ar livre, reúne vários artistas e grupos musicais, com destaque para os locais, ligados a estes géneros musicais, que são patrimónios culturais imateriais de Cabo Verde.
O mesmo é realizado anualmente no final do mês de Março, no âmbito das actividades do “mês da Cultura da cidade de Pedra Badejo” e ainda para comemorar a criação do Município de Santa Cruz, assinalado a 29 de Março.
As actividades iniciam-se no dia 01 de Março e terminam a 31 do mesmo mês, e consta da programação, de entre várias actividades, música, exposições e literatura.
Este ano, a edilidade incluiu ainda a rubrica “Semana Nha Nácia Gomi” (10 a 13 de Março), no âmbito do seu centenário que vai ser comemorado de 14 a 18 de Julho próximo, com uma série de actividades culturais, visando homenagear a sua vida e obra, enaltecendo a sua contribuição para a cultura cabo-verdiana.
Nha Nácia Gomi (Maria Inácia Gomes Correia) nasceu a 18 de Julho de 1925, na antiga Vila de Pedra Badejo, hoje cidade, no concelho de Santa Cruz, e faleceu a 03 de Fevereiro de 2011, aos 86 anos no Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários