Santa Cruz. 10ª Edição de “Um concelho, três ritmos” acontece este fim de semana
Cultura

Santa Cruz. 10ª Edição de “Um concelho, três ritmos” acontece este fim de semana

Todos os caminhos vão dar a Santa Cruz, este fim de semana, 29, 30 e 31 de março, onde terá lugar a 10ª edição do festival “Um concelho, três ritmos”, concretamente no largo Katxás, situado no centro histórico da cidade de Pedra Badejo. Cabeça de cartaz é o músico Pulonga Bita, filho do concelho e residente nos Estados Unidos de América por mais de três décadas.

O festival “Um concelho, três ritmos” é um evento único em Cabo Verde. Junta, no mesmo palco, as três manifestações musicais tradicionais de Cabo Verde, que melhor expressam a nossa identidade colectiva – Funaná, Batuko e Tabanka – o nosso ser e estar enquanto povo e nação.

São três dias de festa, de convívio, de partilha, de música. Esta expressão cultural universal, popular, globalizada, porque se manifesta diretamente, e de igual modo, na alma humana em qualquer paragem do mundo, não respeitando fronteiras, línguas ou nacionalidades, sendo uma linguagem universal, calando fundo na alma dos homens em todos os tempos e lugares.

Este ano, o evento homenageia o filho da casa, Julião Freire Monteiro, mais conhecido no mundo artístico como Pulonga Bita. A residir nos Estados Unidos, o músico conta com 6 CDs no mercado e mais 2 gravado em parceria com o grupo “Os Amigos”.

Pulonga Bita atua no segundo dia do festival, 30 de março, dedicado ao Funaná. 29 é dedicado ao Batuko e 31 está reservado para a Tabanka.

Esta 10ª Edição conta com a parceria da Unitel T+ e do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.