Todos os caminhos vão dar a Santa Cruz, este fim de semana, 29, 30 e 31 de março, onde terá lugar a 10ª edição do festival “Um concelho, três ritmos”, concretamente no largo Katxás, situado no centro histórico da cidade de Pedra Badejo. Cabeça de cartaz é o músico Pulonga Bita, filho do concelho e residente nos Estados Unidos de América por mais de três décadas.
O festival “Um concelho, três ritmos” é um evento único em Cabo Verde. Junta, no mesmo palco, as três manifestações musicais tradicionais de Cabo Verde, que melhor expressam a nossa identidade colectiva – Funaná, Batuko e Tabanka – o nosso ser e estar enquanto povo e nação.
São três dias de festa, de convívio, de partilha, de música. Esta expressão cultural universal, popular, globalizada, porque se manifesta diretamente, e de igual modo, na alma humana em qualquer paragem do mundo, não respeitando fronteiras, línguas ou nacionalidades, sendo uma linguagem universal, calando fundo na alma dos homens em todos os tempos e lugares.
Este ano, o evento homenageia o filho da casa, Julião Freire Monteiro, mais conhecido no mundo artístico como Pulonga Bita. A residir nos Estados Unidos, o músico conta com 6 CDs no mercado e mais 2 gravado em parceria com o grupo “Os Amigos”.
Pulonga Bita atua no segundo dia do festival, 30 de março, dedicado ao Funaná. 29 é dedicado ao Batuko e 31 está reservado para a Tabanka.
Esta 10ª Edição conta com a parceria da Unitel T+ e do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.
Comentários