Nilton Pereira e Maura Spencer foram os vencedores dos concursos artístico e literário sobre a responsabilização parental das Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde, cujo anúncio foi feito esta sexta-feira, 2 de agosto, na Aldeia SOS de Assomada, no concelho de Santa Catarina.
Keven Camilo (2º) e Edelcino da Silva (3º), no concurso artístico e Elisângela Vicente (2º) e Mirian Lopes (3º) no literário juntaram-se no pódio aos grandes vencedores que ganharam como prémio uma viagem a São Vicente, onde vão passar dois ou três semanas no Centro Social daquela ilha.
Os jurados decidiram ainda atribuir oito menções honrosas para a vertente literária e três para a categoria artística.
A iniciativa, enquadrada no programa comemorativo dos 35 anos da Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, destinada a todas as crianças e adolescentes em instituições de acolhimento residencial do país, contou com participação de cerca de 57 crianças acolhidas no Centro Social SOS Mindelo, nas Aldeias de São Domingos e Assomada e no Centro de Acolhimento do Instituto Cabo-verdiano da Criança e Adolescente (ICCA) na cidade da Praia.
Os concursos que tiveram como jurados “ renomados nomes da arte e literatura cabo-verdiana”, nomeadamente Domingos Luísa, Tutu Sousa, Kaya , no artístico e Fernanda Fernandes, Júlia Melício e Hermínia Curado no literário, segundo a organização, teve como objectivo “incentivar e as produções literárias e artísticas de forma a perceber o olhar das crianças sem os cuidados parentais, sobre a responsabilidade parental”.
Todos os trabalhos (literários e artísticos) tanto dos três primeiros lugares de ambas as categorias e as menções honrosas também das duas vertentes vão ser compilados em um livro a ser lançado no Dia da Convenção do Direito das Crianças, assinalado no dia 20 de Novembro.
Com Inforpress
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários