O single “Talaia baxu é dentu tchon di Talaia”, de Domingos Pedro Lopes, artisticamente conhecido por Lela Lopes, foi lançado esta quinta-feira, 26, nas plataformas digitais Youtube e Facebook.
“Talaia baxu é dentu tchon di Talaia”(Talaia baxu é dentro do chão de Atalaia, em português) é o género musical tradicional da ilha do Fogo e o artista espera que venha a “corresponder aos gostos e exigências dos apreciadores desse estilo musical que simboliza a alma sentimental cultural da ilha do Fogo”.
Segundo Lela Lopes o género Talaia Baxu tem a sua origem na “zona musical, turística, fresca e emblemática de Atalaia” na parte norte do município dos Mosteiros, localidade de “grandes artistas” como Henrique Fidjinha, Linkin e outros.
Lela Lopes manifestou o seu reconhecimento público a todas as entidades locais e individualidades no país e na diáspora que lhe ajudou a concretizar esse trabalho.
A letra, música, voz e coro é de Lela Lopes, a música com parte da sonoridade instrumental inovada, patrocínio, arranjos, direcção, teclados, guitarras acústicas, cavaquinho e percussão de Joe Pires e na viola baixo Antero Alves.
“Talaia baxu é dentu tchon di Talaia” foi gravada no Studio JP Music Production – Brockton, Estados Unidos da América com edição de Joe Pires.
O single “Talaia baxu é dentu tchon di Talaia”, assim como o videoclipe “Tributo à morna e a Nhô Eugénio” lançado no mês de Agosto de 2023 estão inseridos num “grande projecto” de Lela Lopes que é a gravação do seu primeiro CD a solo com 11 faixas, das quais nove da sua autoria, um mix de duas coladeiras com autores ainda desconhecidos.
O primeiro CD de Lela Lopes terá mais duas mornas, três coladeiras, duas talaia-baxu (ritmo genuíno da ilha do Fogo), duas talacol (fusão de talaia-baxu e coladeira).
Nas primeiras 24 horas do seu lançamento no Youtube “Talaia baxu é dentu tchon di Talaia” foi visualizada por mais de um milhar de pessoas (1.016), com 216 subscrições, 14 partilhas e 42 comentários.
Comentários