O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, revelou hoje que a Biblioteca Nacional de Cabo Verde tem dezenas de milhares de livros em depósitoque foram se acumulando ao longos dos anos e garantiu que em menos de um ano a biblioteca irá estar de cara nova. Esses livros vão ser distribuídos pelos municípios.
“Na Biblioteca Nacional temos, literalmente, dezenas de milhares de livros em depósito que foram se acumulando ao longos dos anos e por ausência de uma política concreta e sólida de divulgação da literatura, mantiveram cá”, confirmou o ministro no ato da entrega de 100 livros, com títulos diferentes, a cada um dos 22 municípios do país.
De acordo com Abraão Vicente, o foco da Biblioteca Nacional e da sua livraria, era vender livros aos leitores, mas que não se pode querer vender livros aqui na Praia e atingir toda a população de Cabo Verde, por isso, o Governo prefere distribuir ou redistribuir esse espólio aos municípios para depois atualizar o espólio existente na Biblioteca Nacional.
Com o nome de “Kit Biblioteca Essencial”, a oferta de hoje, conforme o ministro, é o primeiro passo para o “empoderamento” das bibliotecas municipais. Nos próximos meses, serão feitos contactos para se aperceber se os livros entregues estão a ser bem catalogados e bem entregues à população.
A seguir, acrescentou o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, serão feitas entregues de mais livros, sem esquecer a formação de mediadores de leitura e a formação técnica dos elementos das bibliotecas municipais.
“Daqui a uns meses, em menos de um ano, essa biblioteca vai sofrer uma intervenção profunda no sentido da nova arrumação e da nova identidade visual, que será ter os livros expostos, e vamos levar essa política, também, aos municípios, no sentido de a biblioteca ser um sítio cómodo, atrativo e que também sirva para o público universitário”, anunciou.
Para isso, Abraão Vicente considera que é preciso fazer uma política para aquisição de livros técnicos e livros científicos para que a Biblioteca Nacional e as bibliotecas municipais sejam um complemento aos alunos universitários e secundários.
A cerimónia de entregue de “Kit Biblioteca Essencial” às câmaras municipais enquadra-se na política do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas para o incentivo à leitura.
A entrega decorre, ainda, no âmbito da Morabeza – Festa do livro, que começou na segunda-feira, 30 de Outubro, na Cidade da Praia.
Comentários