Licenciado em Teatro, Gomes vem ocupar o cargo deixado vago por Ivan Santos, que pediu a sua demissão no passado mês de Julho.
O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas escolheu Adilson Gomes para novo director-geral das Artes e Indústrias Criativas (DGAIC). A tomada de posse, segundo o MCIC deve acontecer no decorrer desta semana em acto a ser presidido pelo ministro Abraão Vicente.
O novo Director-geral das Artes e Indústrias Criativas (DGAIC) foi nomeado conforme a Resolução 26/2017 de 3 de agosto, aprovado em Conselho de Ministros.
O Ministério, através da sua página oficial, apresenta Adilson Gomes como um jovem quadro cabo-verdiano, licenciado em Teatro, vertente Produção pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) de Amadora, Portugal e mestrando em Empreendedorismo e Estudos da Cultura, com especialização em Indústrias Criativas e Entretenimento pelo ISCTE - IUL (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa).
“Com um percurso acadêmico considerável, Adilson Gomes já leccionou as cadeiras de Gestão Cultural em diferentes níveis, na Escola Superior de Teatro e Cinema. Colaborou também com o Teatro Nacional D. Maria II por três (3) anos. Durante esse percurso demostrou inegáveis qualidades intelectuais e humanas”, acrescenta o MCIC, sublinhando a “larga experiência nas artes e das indústrias criativas” do novo DGAIC.
No currículo de Adilson Gomes consta que já fez parte de inúmeras produções de projectos de Cabo Verde, de cabo-verdianos, residentes e na diáspora e ainda portugueses como espectáculos de Juventude em Marcha: Canjana (Teatro Villaret – 2012), Chuva Braba (Teatro Villaret – 2015), Preto no Branco (Teatro Armando Cortez – Casa Artista Lisboa e Parla - Madrid – 2016), Batchart e Banda: Wikileaks (Tour Lisboa), Re-edição do disco de Alcides Nascimento, filho de Bana com Celina Pereira, Tito Paris, Dany Silva, Paló, Rui Veloso, Tó dos Dead Combo, Nancy Vieira, Dino de Santiago, Aline Frazão, Ana Firmino, entre muitos outros artistas, primeira internacionalização de Kavala Fresk Festival na 10ª edição do peixe em Lisboa.
Comentários