O subsolo das pessoas fracas: narcisistas disfarçados
Colunista

O subsolo das pessoas fracas: narcisistas disfarçados

A inveja faz parte de quem é fraco, e todo o narcisista é invejoso. São habilidosos em manipulação consciente e fazem de tudo para passar a ideia que estão sempre disponíveis e sempre prontos a servir. Quando perdem uma oportunidade de alcançar os seus objetivos, reassumem novas formas de estratégia e projetam novos contornos de controlo e domínio.

Conviver com uma pessoa fraca parece fácil, mas na verdade não nos ajuda a crescer e cria-nos vários obstáculos negativos. O pêndulo pesa quase sempre para o lado do pessimismo e da palidez mental. Pavimentado pelo pessimismo, reclamações e espírito derrotista.

 Reclama de quase tudo e ainda consegue nos influenciar negativamente e sorrateiramente nos elevar para um grau de comodismo. Todo o cuidado é pouco quando temos no nosso convívio alguém fraco. Não podemos nos distrair e não dar trégua é a atitude sábia.  Precisamos sim, estar atentos contra as manobras ardilosas de quem é fraco. Um dado importante: uma pessoa fraca gosta de estar no ambiente em que o assunto é o mesmo, em que a conversa não evolui para o lado mais elevado e dignamente profunda.

Prefere se relacionar com quem não confronta as suas ideias e sobretudo afasta de quem tem personalidade. Alguém que não deixa ser manipulado e nem manipula. Se existe alguém que um narcisista não tolera, é uma pessoa forte. Alguém que sabe o que quer, que mantém a sua palavra e honra o seu compromisso.

Toda a pessoa fraca tem um pouco do narcisismo e todo o narcisista prefere estar ao lado de alguém que consegue dominar e controlar. Quando uma pessoa fraca não consegue nos manipular ou nos controlar, a tática será pela via da difamação, desconstruindo toda a nossa reputação ou reconhecimento. Toda a pessoa fraca evita ambiente de gente forte.

Alguém disse: "os maiores problemas são causados pelas pessoas fracas". Pessoas fracas tendem a cria cenários propícios para o boicote, fraturando relacionamentos e destruindo ambientes saudáveis.

Toda a pessoa fraca faz de vítima e muitas delas são narcisistas. Conseguem com habilidade difamar com facilidade, chamando atenção para si e criando cenários de desconfiança e possessividade. Aliás, a possessividade é uma outra dimensão de uma pessoa fraca. Prefere controlar pela possessividade. É uma das marcas evidente nos narcisistas. Todo o narcisista é possessivo. Anda em permanente estado de alerta quando o ambiente não lhe dá garantia de controlo e domínio pela via da vitimização. A inveja faz parte de quem é fraco, e todo o narcisista é invejoso.

São habilidosos em manipulação consciente e fazem de tudo para passar a ideia que estão sempre disponíveis e sempre prontos a servir. Quando perdem uma oportunidade de alcançar os seus objetivos, reassumem novas formas de estratégia e projetam novos contornos de controlo e domínio.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Lino Magno

Teólogo, pastor, cronista e colunista de Santiago Magazine

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.