Os moradores de Tira Chapéu realizaram este domingo, 22, uma campanha de limpeza para combater a propagação do mosquito da dengue e chamar a atenção para a necessidade de as pessoas se unirem para manter o bairro limpo.
Em tempos de crescente preocupação com a propagação da dengue na cidade da Praia, um grupo de moradores da Tira Chapéu decidiu agir de forma concreta, motivados pela “necessidade urgente” de combater o mosquito da dengue, uniram-se para limpar o lixo acumulado no bairro.
Em declarações à Inforpress, a moradora e organizadora da campanha de limpeza, Filomena Santos, disse que, à semelhança de anos anteriores, resolveram limpar as ruas da zona, uma forma de manter o bairro limpo e saudável.
Segundo a mesma fonte, esta iniciativa surge da necessidade de manter o bairro limpo, principalmente nesta época festiva. Por isso, resolveu convidar os vizinhos para um "djunta mom" e trazer algum brilho à zona.
“Já são quatro anos que organizo esta campanha de limpeza, graças à ajuda dos vizinhos, que contribuem com um valor significativo de 500 escudos para a compra de materiais e também para ajudar na confecção de um almoço convívio para os participantes da campanha”, disse Filomena.
A Câmara Municipal da Praia ajudou com a entrega de máscaras, luvas e sacos para a recolha de lixo mas, nem sempre é possível fazer toda a recolha, uma vez que, sendo fim-de-semana, o lixo recolhido muitas vezes fica nas estradas até ser apanhado pelo carro de recolha de lixo.
Para Evandro da Veiga, a construção da vala no fundo do bairro da Tira Chapéu, que depois de algum tempo foi abandonada, é hoje a principal causa dos acúmulos de lixo, criando condições para a proliferação do mosquito da dengue nas imediações da vala.
“Esta vala tem causado grandes constrangimentos para a população. Embora exista alguma sensibilização com campanhas de limpeza, as pessoas ainda insistem em colocar águas sujas das suas casas na vala, que muitas vezes também serve como depósito de lixo doméstico”, frisou Ivandro.
A acção, que envolveu um número considerável de moradores, tem como objectivo reduzir os riscos de proliferação do mosquito e sensibilizar os moradores para a importância da higiene e do cuidado com o ambiente.
Por seu turno, o morador Ailton Barros alertou para a necessidade de mais engajamento por parte da comunidade, porque é uma acção que beneficia toda a população do bairro, por isso é muito importante que todos estejam envolvidos.
O morador Lenyr Semedo felicitou a iniciativa e pediu a continuidade dos trabalhos, não apenas nas épocas festivas, mas sempre que houver necessidade.
Comentários