Fogo: Impacto das mudanças climáticas na agro-pecuária discutido hoje no fórum de desenvolvimento de Monte Grande
Ambiente

Fogo: Impacto das mudanças climáticas na agro-pecuária discutido hoje no fórum de desenvolvimento de Monte Grande

O impacto das mudanças climáticas no sector agro-pecuário vai ser socializado hoje no fórum de desenvolvimento da comunidade de Monte Grande no quadro da terceira edição da Festa do Queijo.

O tema escolhido gira à volta do “clima e segurança alimentar no mundo rural” e deve-se ao facto das zonas rurais dependerem “fortemente” da agro-pecuária e de recursos naturais para sustento e sobrevivência, o que lhes torna particularmente vulneráveis aos impactos climáticos.

Para o presidente da Associação Ka Djidja (Casa Djidja, em português), Pedro Matos, a ideia do fórum de desenvolvimento local é inverter um pouco a lógica em que o decisor é convidado a ouvir a comunidade.

“O processo de escuta para a política é fundamental porque permite a inovação. Ao ouvir consegue-se agir de forma equilibrada e mapear a sua resposta de forma estratégica”, afirmou Pedro Matos.

Segundo o mesmo, ao ouvir a comunidade o decisor acaba por estabelecer um conjunto de estratégias e parcerias porque a comunidade não quer que seja vista apenas como vítima das alterações climáticas, mas como um parceiro capaz de identificar propostas e soluções para as alterações climáticas.

O presidente da Associação Ka Djidja apontou que a COP27, em Sharm el-Sheikh, no Egipto, deixou claro que as apostas tecnológicas não são suficientes para combater as alterações climáticas e que é preciso investir em soluções baseadas na natureza e os agricultores e criadores tem um conjunto de práticas e conhecimentos tradicionais “muito importantes”, mas que devem ser promovidos e mapeados como uma das contribuições das comunidades locais para as alterações climáticas.

O fórum vai ser um espaço para discutir e identificar os desafios e os problemas que essas pessoas enfrentam.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.