A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde acolhe esta terça-feira, 5, uma conferência sobre a mudança do sistema de ensino para o plano inteiramente digital. Como enfrentar essa mudança brusca é o que a investigadora e professora Neusa Correia Lopes irá explicar aos professores, líderes educacionais e todos os demais interessados no tema.
A conferência, a ter lugar no estúdio de Televisão da Universidade Jean Piaget às 16 horas (pode assistir também pelo facebook ou via zoom), e intitulada “Preparar o plano de lição digital”, é “compartilhar informações e novos métodos de trabalho no sector da Educação, centrado nas tecnologias de informação e comunicação. Neste novo-normal que estamos a viver desde a pandemia a utilização do digital na educação e no ensino propriamente dito foi rápida e abrupta, pelo que os professores e líderes educacionais em Cabo Verde têm de estar aptos para saber lidar com as novas ferramentas tecnológicas e saber preparar o seu plano de aulas com foco nas salas virtuais, por exemplo”, esclarece a investigadora Neusa Lopes, que vive nos Estados Unidos da América, onde há anos trabalha como professora de inglês.
Lopes, que deu aulas nas universidades Jean Piaget e UniCV, exerce a profissão em salas físicas, mas desde a pandemia dá aulas também virtuais para estudantes em diferentes partes do globo. Aliás, leccionou várias disciplinas para os alunos da Uni-Piaget recorrendo a salas online, daí a sua expertise nesse domínio.
A propósito, foi com base nessa sua experiência e ensino-aprendizagem com os alunos nas aulas online provocadas pela pandemia que Neusa Correia Lopes indagou, pesquisou, entrevistou especialistas e publicou os livros “Educating trough Pandemic – Traditional Classroom vs Virtual space” e, na sequência “Educating our psycho-Emotional and social state trough the pandemic” obras lançadas e já referenciadas nos EUA, onde fazem parte do espólio da Library of Congress, em Washington DC.
Quem é Neusa Lopes
Neusa Correia Lopes é educadora, professora e autora, com obras no acervo da biblioteca do Congresso norte-americano, em Washington DC, na biblioteca Central, em Copley-Boston e em algumas bibliotecas públicas de Boston.
Publicou em 2020 ‘Enigma-Portrait of a Life’, uma autobiografia, apresentada em Las Vegas para representantes de Hollywood e está no Writters Guild of America, em 2021 lançou ‘Educar Durante a Pandemia - Sala de Aula Tradicional versus Espaço Virtual - O Domínio da Educação’, e em 2022 criou a revista semestral ‘Invisible’. Escreveu artigos sobre choque cultural, imigração e língua no jornal A Naçᾶo, entre 2007-2008.
Actua na área educacional há mais de 20 anos. Leccionou inglês em escolas secundárias e universidades em Cabo Verde, ensinando disciplinas de linguistica: Language studies, literatura anglófona, fonética e comunicação oral. Também leccionou ABE (inglês básico académico) e ESOL (inglês para estudantes de outras línguas) no Bunker Hill Community College, um dos maiores colégios comunitários de Massachusetts, EUA.
Ensinou Tradução Técnica na Universidade de Santiago e Literatura Anglófona e leccionou cursos online (English for Specific Purpose, ESP) para enfermeiros, arquitectos, etc. na Universidade Jean Piaget. Na Universidade de Cabo Verde dá ESP para Marketing, comunicação social, Economia, Secretariado e outras. É professora de inglês há mais de dez anos na ENB (English for New Bostonians) servindo imigrantes multiculturais e multilingues. É também ducadora no Instituto internacional Atlanta Georgia onde ensina diferentes idiomas para profissionais de Saúde.
Saiba mais sobre Neusa Correia Lopes nesta entrevista que concedeuu ao Santiago Magazine.
https://santiagomagazine.cv/entrevista/neusa-lopes-o-sistema-de-ensino-esta-a-mudar-de-forma-brusca-para-o-digital-a-pandemia-acelerou-tudo
Comentários