Oitenta e seis famílias do município de Santa Cruz, no interior de Santiago, foram beneficiadas hoje com kits de promoção de auto-emprego, para iniciar os seus negócios nas mais diversas áreas de desenvolvimento.
A entrega dos kits aos beneficiários, que concluíram a capacitação nas áreas de panificação/pastelaria, carpintaria, peixaria e pequenos negócios, enquadra-se no âmbito do projecto Inclusão Produtiva (IP), integrante do programa de Rendimento Social de Inclusão (RSI), do Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social (MFIDS).
O projecto Inclusão Social e Produtiva, financiado pelo Banco Mundial, vai beneficiar 2.000 famílias das 4.500 beneficiárias do RSI.
O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, que presidiu ao acto, lembrou que o Governo quer com a entrega desses kits dar rendimento às famílias para que possam melhorar as suas vidas.
Se tal acontecer, disse acreditar que o Governo vai conseguir atingir o seu “grande objectivo” que é a eliminação da pobreza extrema e da pobreza absoluta.
Na ocasião, lembrou que em São Miguel hoje receberam kits 83 famílias das 413 famílias seleccionadas, tendo anunciado que, ainda este ano, mais 237 famílias desse município santiaguense e mais 5.500 a nível nacional vão ser seleccionadas para a Inclusão Produtiva.
A nível de acompanhamento familiar, Fernando Elísio Freire adiantou que o Governo vai assumir os custos do pré-escolar, ou a creche ou o jardim infantil das 183 crianças das famílias de Santa Cruz, sobretudo das mães chefes-de-família que vão receber formação profissional, acrescentando que são cerca de 2.000 famílias que estão nessa situação a nível nacional.
O governante pediu às famílias beneficiadas para aproveitarem esta “grande oportunidade”, com seriedade, para que o Governo e os parceiros possam também chegar a outras famílias que carecem desse mesmo tipo de apoio.
Conforme informações avançadas, até agora das 2.000 famílias seleccionadas para Inclusão Produtiva, nos municípios de Santa Catarina, São Salvador do Mundo, São Miguel, Santa Cruz e Praia (Santiago), São Filipe (Fogo), São Vicente, Ribeira Grande e Porto Novo (Santo Antão), 1.756 famílias concluíram a formação, sendo que 1.066 já receberam kits de apoio aos negócios.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, congratulou-se com a implementação deste programa desenhado pelo Governo que vai ajudar estas famílias santa-cruzenses, que segundo ele, passam a ter um rendimento a partir de hoje com a entrega desses kits em várias áreas de desenvolvimento.
Comentários