Artur Correia é o novo director Nacional da Saúde. Vai substituir Maria da Luz Lima, que vinha desempenhando o cargo até aqui. O acto foi aprovado no último Conselho de Ministros realizado no dia 9 de Agosto, quinta-feira, soube Santiago Magazine junto uma fonte do Ministério da Saúde.
Artur Correia, que até aqui vinha exercendo as funções de Secretário Executivo do Comité de Coordenação e Combate ao Sida, é doutorado em Saúde Internacional pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, com foco nas Políticas e Gestão dos Sistemas de Saúde, e é ainda diplomado com um mestrado em Saúde Pública e pós-graduado em epidemiologia e malariologia pela OMS.
Como profissional Correia já desempenhou várias funções públicas. Para além de Secretário Executivo do Comitê de Coordenação de Combate ao SIDA, CCS-SIDA, Artur Correia, já foi diretor do Hospital Agostinho Neto, diretor do Centro Nacional de Desenvolvimento Sanitário, diretor do Programa Nacional de Combate a Doenças de Transmissão Vetorial e Doenças ligadas ao Meio Ambiente, tendo sido Coordenador da Comissão Instaladora do Instituto Nacional de Saúde Pública.
Segundo informações chegadas à redacção de Santiago Magazine, Maria de Luz Lima, cuja demissão já se encontra publicada no Boletim Oficial, deixa o cargo de directora Nacional de Saúde para dirigir o Instituto Nacional de Saúde Pública, substituindo assim Tomás Valdez, que, ao que consta, terá pedido demissão para trabalhar numa organização internacional ligada à saúde.
Comentários