Eleito nas primeiras eleições autárquicas, em 1991, presidiu à Câmara Municipal do Maio durante um mandato, sendo uma figura histórica da política local. Amílcar Andrade, tinha 72 anos e, durante os três últimos, travou o seu último combate contra doença prolongada. Para além da política, deixa a sua marca no ensino, ao qual se dedicou durante a vida como professor.
A ilha do Porto Inglês perdeu hoje o seu primeiro presidente de Câmara, eleito nas primeiras eleições autárquicas de Cabo Verde, em 1991. Após três anos debatendo-se com doença prolongada, Amílcar Andrade deixou-nos aos 72 anos.
Por ocasião das primeiras eleições autárquicas, a candidatura de Amílcar Andrade foi apoiada pelo Movimento para a Democracia (MpD) e obteve 1.062 votos, contra 664 do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV). Estavam inscritos 2.518 eleitores, dos quais 1.841 votaram, registando-se ainda 51 votos brancos e 64 nulos.
Amílcar Andrade, para além da atividade política residual, dedicou a sua vida ao ensino, onde fez carreira como professor, chegando a exercer funções no, entretanto extinto, Ciclo Preparatório, deixando marcas na formação de várias gerações de maienses.
Embora tenha cumprido apenas um mandato à frente da Câmara Municipal do Maio, é lembrado como um pioneiro do Poder Local democrático.
C/Inforpress
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários