• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Guarda Municipal da Praia faz apreensão de produtos fora de prazo consumidos maioritariamente por crianças
Sociedade

Guarda Municipal da Praia faz apreensão de produtos fora de prazo consumidos maioritariamente por crianças

A Câmara Municipal da Praia anunciou hoje que, através de acções de fiscalização a partir de denúncias apresentadas pelos munícipes, fez a apreensão de grandes quantidades de produtos fora do prazo, consumidos maioritariamente por crianças.

Num comunicado a que a Inforpress teve acesso, a Câmara Municipal da Praia informou que a operação, realizada esta sexta-feira, 07, vem em decorrência de queixas apresentadas por munícipes, denunciando a venda de vários produtos impróprios para o consumo, pelo que vem realizando, desde o início deste mês, um conjunto de acções no sentido de "pôr cobro a este acto condenável”.

Assim sendo, adiantou que foram apreendidos a nível do comércio ambulante e retalhista, “grandes quantidades” de gomas com prazo de validade expirado, colocados em sacos de plásticos sem rótulos e destinados às crianças.

Contou ainda nesta apreensão “bebidas alcoólicas, doces, sumos, penso higiénico, bolachas, gelatinas, medicamentos, para além de 1.764 sacos de mancarra com prazo de validade expirado, apreendido num dos armazéns grossistas da cidade da Praia”, lê-se no documento.

“A Câmara Municipal da Praia lamenta que o mercado da Cidade da Praia tenha sido inundado por diversos produtos de consumo com validade vencida ou prazo de validade rasurado, pelo que a Guarda Municipal tem dispensado uma atenção especial aos produtos que estão sendo comercializados pelas vendedeiras ambulantes”.

Segundo a autarquia da Praia a actuação tem sido “puramente pedagógica” e que as medidas implementadas não visam prejudicar os comerciantes.

“Há muito que vêm sendo realizadas campanhas de sensibilização juntos dos mesmos, no sentido de os fazer entender que não podem vender, aos consumidores, produtos com prazo de validade vencido, sob pena de colocar em risco a vida deles”, cita a nota.

Neste sentido a Guarda Municipal da Praia exorta também os consumidores e munícipes a estarem atentos aos prazos da validade dos produtos.

Partilhe esta notícia