Fontes ligadas à campanha internacional de Solidariedade com São Vicente, promovida pela Fundação do Futebol (ligada à liga de futebol portuguesa), a Fundação Tricolor e a Fundação Benfica, confidenciaram a este jornal a sua “repulsa” por uma “onda de desinformação e fake news”, com origem em Cabo Verde e nos EUA, que pretende prejudicar a campanha e, “desde logo, as vítimas das fortes chuvas” que se fizeram sentir na ilha.
Em causa estão várias postagens nas redes sociais, em particular no Facebook, onde “criminosos digitais tentam prejudicar a campanha de solidariedade”, procurando-a utilizar “como arma de confrontação política”. De todo o modo, ainda segundo as nossas fontes, “trata-se de pessoas intelectualmente muito limitadas”, porquanto deixaram um “grande rasto de provas”, que podem ser utilizadas judicialmente contra elas.
A campanha, que visa a recolha de alimentos, roupas e bens essenciais, teve o seu primeiro acto público no último sábado, 16, durante um jogo de futebol entre o Estrela da Amadora e o Sport Lisboa e Benfica para a Liga de Futebol Portugal BetClic, que teve lugar no Estádio José Gomes, na cidade da Amadora.
O presidente da República, José Maria Neves, e a primeira-dama, Débora Katisa Carvalho, que estão desde sexta-feira em Portugal para participar em várias ações de solidariedade promovidas pela Fundação Dret.u, foram convidados de honra dos dois clubes.
A partir de uma foto onde é exibida uma camisola amarela, começaram os ataques nas redes sociais, aludindo a uma suposta partidarização promovida pelo presidente da República, fazendo uma equiparação com o amarelo que também é cor de fundo do PAICV.
“É uma coisa absolutamente burra, o amarelo é a cor da Fundação do Futebol que, como é evidente, não tem ligações com qualquer partido político cabo-verdiano”, referem as nossas fontes, adiantando que, “dependendo do impacto desta ação criminosa”, não descartam a possibilidade de “denunciar judicialmente” os seus autores.
Informamos que, temporariamente, a funcionalidade de comentários foi desativada no nosso site.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão. Estamos a trabalhar para que esta funcionalidade seja reativada em breve.
A equipa do Santiago Magazine