Centro Comum de Vistos anuncia sistema simplificado de atendimento para facilitar emissão de vistos aos viajantes frequentes
Sociedade

Centro Comum de Vistos anuncia sistema simplificado de atendimento para facilitar emissão de vistos aos viajantes frequentes

O Centro Comum de Vistos (CCV) terá a partir da próxima segunda-feira, 19 de Junho, um sistema simplificado de atendimento para facilitar emissão de vistos aos viajantes frequentes detentores de vistos de entradas múltiplas válidos por um ou mais anos.

Num nota publica na página da Embaixada de Portugal, que gere o CCV, lê-se que para agilizar os pedidos das pessoas contempladas nas alíneas b) e c) do nº2 do Artigo 4º do Acordo de Facilitação de Vistos entre a União Europeia e Cabo Verde, se o requerente tiver um visto de entradas múltiplas válido por um ano prestes a expirar ou expirado, desde que obtido e utilizado legalmente há menos de 30 meses ou um visto de entradas múltiplas válido por dois ou mais anos (até 4) prestes a expirar ou expirado, desde que obtido e utilizado legalmente há menos de 42 meses  poderá dirigir-se ao CCV, de Segunda a Sexta-feira, entre as 09h00 e as 10h00, sem necessidade de agendamento prévio, para submeter o seu pedido de renovação de visto.

O atendimento será, segundo a mesma fonte, feito por ordem de chegada, mediante atribuição de senha, num total de 20 vagas diárias.

“Se não puder ser atendido nesse dia, por as vagas se encontrarem preenchidas, terá a possibilidade de marcar o seu atendimento ao Balcão, numa lista própria para o efeito, sem qualquer custo e em função da disponibilidade. Esse ato também se fará presencialmente entre as 09h00 e as 10h00, de modo a não prejudicar o serviço normal do CCV – Centro Comum de Vistos”, lê-se.

Se o cônjuge se encontrar em situação similar, ou seja, se também for detentor de um visto de entradas múltiplas conforme indicado, poderá conforme a nota, ser agendado em simultâneo e os filhos menores, com idades compreendidas entre os 12 e os 21 anos também poderão ser agendados em conjunto.

No entanto, esclareceu, haverá que acautelar lugares individuais de atendimento e apenas os processos relativos a crianças menores de 12 anos, cuja presença se dispensa, poderão ser entregues junto com o pedido do progenitor.

“Para o efeito de atendimento é considerada indispensável a exibição do passaporte original e do visto em apreço, não se aceitando fotocópias (mesmo autenticadas).

No momento do atendimento, deverá ser apresentada uma reserva de viagem com antecedência mínima de 15 dias úteis.

As pessoas às quais se dirige esta iniciativa deverão, em princípio, conforme a mesma fonte, ser isentadas da apresentação de comprovativos de alojamento e de prova de meios suficientes para cobrir o alojamento.

Entretanto, acrescentou a mesma fonte que tal não significa, porém, que em sede de análise, esses documentos não possam ser pedidos.

“Pede-se a todos os requerentes que se enquadrem no procedimento proposto que evitem acorrer ao CCV – Centro Comum de Vistos, recomendando-se que planeiem as suas viagens atempadamente. Para que este serviço – que é pioneiro e inovador, destinado a servir os viajantes frequentes – possa correr bem, precisamos que os requerentes sejam disciplinados, ordeiros e compreensivos”, continuou.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.