Quem tramou Orlando Dias? Nisto, há traição e traidores
Ponto de Vista

Quem tramou Orlando Dias? Nisto, há traição e traidores

Isto não era para acontecer. O que se passou hoje (n.d.r. quarta-feira, 19), em sede da instalação da Mesa da Assembleia Nacional, na Cidade da Praia, é típico dos filmes onde os actores são desavergonhados. Orlando Dias, um homem que tanto tem lutado pelo MpD, foi humilhado pelo seu próprio Partido, diante de um hipotético líder, que não teve pejo e nem jeito de colocar, em sede do Partido, os pontos nos ís. Parece que há um grupo que tomou o partido de assalto e Ulisses Correia e Silva hoje vai a sabor do vento.

Não podemos esquecer que o que se passou hoje na Assembleia Nacional é uma derrota da própria Liderança do MpD. Mais do que colocar Orlando Dias numa situação humilhante, Ulisses não mostrou ter tomates para amainar a ganança de uns que, feito as eleições, estão a ver que lugares terão nas próximas eleições, onde estarão, o que farão e como farão para controlar o Partido. É que, nestas coisas, há sempre uma sina neste Partido de Democracia, em que aqui e acolá tem dados sinais de stress.

Orlando Dias não foi um candidato dele próprio. Foi, sim, um candidato do Partido, votado e aprovado em sede do Órgão do Partido.
Portanto, foi o Partido que o levou como proposta a Primeiro Vice-Presidente. E foi esse mesmo partido que o derrotou, derrotando a si mesmo. Pior... com o patrocínio de almas muito bem colocadas na pirâmide do Poder que olham para o grande bolo com uma ânsia desmedida.

Onde está Ulisses Correia e Silva para tomar conta do Partido? Onde está a liderança do MpD? Quem manda, hoje, no MpD? Aonde o Partido irá parar governado com estas mãos frouxas? Não podemos deixar de dizer que Ulisses Correia e Silva revelou-se um líder frouxo neste caso do Orlando Dias, o que deixa muito a desejar.

Logo Orlando Dias, que ganhou antipatia do PAICV face ao combate que travou contra este partido para defender, justamente, o Governo de Ulisses Correia e Silva. Logo Orlando Dias, que travou todos os combates na África, para trazer para Cabo Verde a sonante vitória do MpD em São Tomé e Príncipe, coisa nunca antes vista. Logo Orlando Dias, homem de primeira hora em todos os combates do Movimento para a Democracia. É esse mesmo Orlando Dias que é castigado de forma vil pelo MpD, procurando transformá-lo numa txokota pública.

Orlando Dias fez o que tinha que fazer. Lutou integramente até agora. Vai para a cama de consciência tranquila. Fez o que tinha que fazer. Mas, todos não irão, esta noite, para a cama tranquila. Porque, nesta história, há traição e traidores.

P.S. A PÁGINAS TANTAS, ORLANDO DIAS FOI O ELEMENTO DETERMINANTE NA CONSTRUÇÃO DA SONANTE VITÓRIA DO MPD NAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 2021. AGORA, QUANTO À INTERPRETAÇÃO, ESTA DEIXO-A À VOSSA CONTA. E, SE FOR NECESSÁRIO, VOLTAREMOS AO ASSUNTO.

(Artigo originalmente publicado pelo autor na sua página no Facebook)

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.