• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Pedro Alexandre faz par com Orlando Dias para reconquistar Santa Cruz
Política

Pedro Alexandre faz par com Orlando Dias para reconquistar Santa Cruz


Antigo autarca de Santa Cruz apresentou-se este domingo, 28, aos militantes do concelho como disponível para encabeçar a lista do MpD para a câmara, enquanto o deputado nacional Orlando Dias assume a presidência da Assembleia Municipal. Confiante, Pedro Alexandre Rocha já faz promessas: "vou abdicar do salário de presidente da CM assim que vencer as eleições".

O encontro aconteceu na tarde deste domingo numa das salas do Liceu Alfredo da Cruz Silva, que esteve cheia de militantes ventoinhas para ouvir as propostas do potencial candidato do MpD em Santa Cruz, nas autárquicas de 2020.

Num longo e pujante discurso, Pedro Alexandre Rocha começou por avaliar o concelho nos últimos 20 anos de administração paicvista, concluindo que "a mudança política em Santa Cruz é uma emergência". "Vinte anos com as mesmas pessoas, vinte anos com a mesma governação é demais. É uma necessidade uma mudança, o que em democracia dizemos é necessário haver alternância política. E é urgente em Santa Cruz", atirou Rocha, reiterando que ainda só se disponibilizou para concorrer pelo MpD em 2020, estando à espera das sondagens do partido para determinar quem irá concorrer. "Só serei candidato oficial se tiver o vosso apoio", disse.

O político que liderou a autarquia de Santa Cruz de 1991 a 2000 (quando perdeu para Orlando Sanches), explicou que decidiu aceitar esse desafio após vários pedidos de santacruzenses a solicitar o seu regresso à Câmara. "Jovens, velhos, mulheres, homens de todas as localidades insistiram para que concorresse. Já em 2016 tive essa solicitação mas recusei porque entendi que outras pessoas poderiam liderar a lista do MpD para a CM. Hoje entendi que sim e decidi me disponibilizar para candidato às eleições autárquicas de 2020 pelas liustas do MpD".

O que motivou essa decisão? "A minha maior motição são as pessoas. Se for eleito, serei um presidente com foco nas pessoas. Trump disse: América first, eu digo Santa Cruz first! (Santa Cruz em primeiro lugar). Repito: primeiro pessoas, segundo pessoas, terceiro pessoas, só depois resolveremos outras questões. O meu foco é nas famílias. Se for eleito serei um presidente que será um servidor público, por Santa Cruz, para Santa Cruz".

E de entre vários assuntos relacionados com o municipio, que afirma estar a regredir há 20 anos, Pedro Alexandre Rocha aproveitou para lançar algumas ideias do que pretende fazer caso vença as eleições. Uma delas é levar para Santa Cruz um Pólo Universitário, outra é construir dois liceus e abrir frentes de trabalho para combater o desemprego e a seca que assola todo o país e Santa Cruz (velho celeiro nacional) em particular.

Mas a maior novidade tem a ver com o facto de Pedro Alexandre Rocha não querer receber o salário de presidente da Câmara. Em vez disso propõe entregar esse montante a Jardins de Infância. "Se for eleito vou me abdicar do salário de presidente, porque o que ganho como reformado já me chega para viver com a minha família. E vai ser feito preto no branco, tudo assinado. Se não cumprir que me dêem o cartão vermelho", assumiu, perante dezenas de militantes e simpatizantes do MpD que se encontravam na sala.

Antes, o deputado nacional Orlando Dias - vice-presidente do Parlamento da CEDEAO - referiu que esta potencial candidatura surgiu de um grupo de pessoas que os querem ver na CM de Santa Cruz. "Essas pessoas nos propuseram a ideia de uma candidatura cionjunta entre o dr Pedro Alexandre e eu, reflectimos a proposta e entendemos que não devemos virar as costas ao nosso concelho. Tenho outras responsabilidades, sobretudio como deputadio da CEDEAO, onde sou vice-presidente, mas abracei a ideia na mesma", disse Dias.

Segundo ele, há um dever moral da sua parte, e também de Pedro alexandre Rocha, para assumir este projecto. E fez rasgados elogios a Rocha, pessoa que, a seu ver, "já deu provas da sua competência, tendo criado as bases para o desenvolvimento de Santa Cruz. Vejam, ele (Pedro Alexandre) saiu da Câmara com a cara levantada, não mexeu em nada do Estado, é um homem honesto. É de homens deste calibre que Santa Cruz precisa", pontuou.

E rematou: "pelo nosso percurso e experiência, não precisamos de cargos, queremos é ajudar Santa Cruz. Estamos disponíveis, mas falta o vosso apoio para que sejamos oficialmente candidatos".

A parceria Pedro Alexandre/Orlando Dias é tida pela Comissão Politica local como estratégica e essencial para mostrar como o MpD está unido em Santa Cruz, de modo a voltar a vencer num município que já foi seu bastião e que lhe foge há 20 anos.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Hermínio Silves

Jornalista, repórter, diretor de Santiago Magazine