• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PAICV diz que Tribunal de Contas deve utilizar mecanismos próprios para auditar contas das obras do Mercado de Coco
Política

PAICV diz que Tribunal de Contas deve utilizar mecanismos próprios para auditar contas das obras do Mercado de Coco

O presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) considerou hoje que Tribunal de Contas deve utilizar mecanismos próprios, enquanto entidade independente e autónoma, para auditar as contas das obras do Mercado de Coco.

Rui Semedo, que avançou que as obras registaram uma “derrapagem de 300%”, falava em conferencia de imprensa, na Cidade da Praia, sobre “a grave situação dos transportes no País”, após ser questionado sobre a polémica a volta do Mercado do Coco.

Em outra ocasião, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, à Inforpress, disse que a infra-estrutura é para ser sempre lembrado como o “maior desastre da gestão anterior”, e que “registou uma derrapagem de 300%”, tendo revelado que as últimas fases do referido mercado “nem sequer obtiveram o visto do Tribunal de Contas”.

“Há de facto esta situação grave em torno da construção do Mercado de Coco, é uma situação muito grave e de facto há uma derrapagem enorme e conhecida por todos, eu acho que a melhor saída seria que o Tribunal de Contas não se escudar apenas em questões processuais para verificar o que estará a acontecer”, opinou o presidente do PAICV, Rui Semedo.

Esta situação é “tão grave”, conforme ajuntou o presidente do PAICV, que a seu ver deve ultrapassar as “barreiras processuais”, de modo a elucidar “de uma vez por todas” a Nação.

“Aos cabo-verdianos não interessa a questão processual, interessa que os seus recursos sejam bem geridos e que as entidades competentes esclareçam de forma clara o que estará a acontecer com a utilização dos recursos públicos que afinal são de todos nós”, ressalvou.

Por isso, enfatizou, o Tribunal de Contas tem mecanismos próprios e deverá utilizá-los para fazer a auditoria, pois por ser independente e autónoma tem a competência para averiguar “todas as situações” relacionadas a gestão dos recursos públicos.

Partilhe esta notícia