Francisco Carvalho eleito presidente do PAICV
Política

Francisco Carvalho eleito presidente do PAICV

O presidente da Câmara da Praia, Francisco Carvalho, foi eleito novo presidente do PAICV, principal partido da oposição, em eleições diretas com quatro candidatos.

“A partir deste momento, assumo a presidência de todos os militantes do PAICV”, declarou em conferência de imprensa, na sede do partido, na cidade da Praia.

Francisco Carvalho falava por volta das 22:00 de domingo, quando estavam apuradas 94% das mesas de voto, confirmando a vitória com 62%.

“Agora é começar a trabalhar. Ficou claro que a construção de um Cabo Verde para todos já chamou a atenção dos cabo-verdianos. Assumimos um compromisso profundo de, junto dos militantes, transformar o PAICV e organizá-lo internamente”, afirmou.

O novo líder destacou ainda o contributo dos restantes candidatos para o “enriquecimento deste momento democrático”.

Segundo Francisco Carvalho, todos reconheceram os resultados e mostraram disponibilidade para continuar a trabalhar em conjunto.

“Este processo foi de união. Houve propostas e visões diferentes para o partido e o país, mas sinto que estamos unidos, como mostrou o envolvimento dos militantes”, disse.

As propostas apresentadas "respondem ao que a sociedade cabo-verdiana mais reclama".

Estas incluem: baixar os preços das viagens internas (barco e avião), garantir acesso gratuito à universidade, consultas, medicamentos e exames a quem não pode pagar, promover um Estado mais eficiente, com mais concursos públicos e fiscalização.

Francisco Carvalho garantiu que vai continuar a trabalhar tanto no partido como na Câmara da Praia.

“Vamos continuar a atuar nestas duas frentes e garantir bons resultados”, assegurou.

Francisco Carvalho deverá ser o candidato do PAICV a primeiro-ministro nas legislativas do próximo ano.

Entretanto, o partido no poder, Movimento para a Democracia (MpD), já confirmou o apoio ao atual primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que deverá tentar um terceiro mandato nas eleições previstas para o primeiro semestre de 2026.

Além de Francisco Carvalho, concorreram à liderança do PAICV Nuías Silva, presidente da Câmara de São Filipe (ilha do Fogo), o deputado pela Europa, Francisco Pereira, e o empresário Jorge Spencer Lima, que lidera a Câmara de Turismo de Cabo Verde.

Segundo o secretário-geral do PAICV, Julião Varela, inscreveram-se para votar 36.131 militantes - 31.159 em Cabo Verde e 4.954 na diáspora.

Nas eleições internas de 2021, com um único candidato, votaram mais de 40% dos cerca de 35 mil militantes.

Rui Semedo liderava o partido desde 2021, após a segunda maioria absoluta consecutiva do MpD. No início deste ano, anunciou que não se recandidataria.

 

Partilhe esta notícia