• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Francisco Carvalho. Construção do novo campo de ténis vai custar aos munícipes cerca de 200 mil contos
Política

Francisco Carvalho. Construção do novo campo de ténis vai custar aos munícipes cerca de 200 mil contos

A construção do novo campo de ténis da Praia vai custar aos munícipes cerca de 200 mil contos, esclareceu hoje o presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, alegando que a Câmara anterior vendeu o atual campo por 230 mil contos e firmou um acordo para construir obra nova, cujo custo irá ascender aos 400 mil contos, ou seja, com um agravamento financeiro de cerca de 200 mil contos a serem suportados pelo tesouro municipal.

O autarca falava em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, para se pronunciar sobre a questão do Clube de Golfe e Ténis da Praia (CGTP), na sequência da demolição daquela infraestrutura, ocorrida no dia 05 de abril.

“A   anterior equipa camarária assinou com o Clube de Golfe e Ténis da Praia um contrato prejudicial ao interesse da Praia, obrigando os munícipes a pagar, com os seus impostos, cerca de 200 mil contos para a construção de uma infraestrutura privada”, denunciou Francisco Carvalho, garantindo que a autarquia não irá acrescentar mais 200 mil contos para financiar um projecto privado.

Trata-se segundo o autarca, de um o posicionamento legítimo e facilmente compreensível”, observando que contrato assinado pelo seu antecessor, Óscar Santos, necessita de uma revisão, “para o bem do interesse municipal”.

Francisco Carvalho lembrou que Óscar Santos vendeu uma propriedade que não lhe pertencia, mediante um acordo assinado com Clube de Golfe e Ténis da Praia, em que passaria a exercer as funções de uma espécie de promotor imobiliário, “com poderes de representação junto do comprador”.

“Com esse novo estatuto, a câmara assina um contrato, onde representa o CGTP e recebe o valor acordado com o comprador, a Embaixada dos Estados Unidos da América, e como contrapartida obriga-se a construir um novo campo de ténis e golfe”, informa Carvalho, garantindo que agiu de “boa fé”, quando assinou, em 2021, o contrato com a Embaixada dos EUA, por reconhecer a importância da construção da nova sede da embaixada dos EUA na Praia, para além do grande valor no processo de desenvolvimento que tem sido as relações entre os dois países.

O acordo com a CGTP não fica apenas na construção do novo campo, contempla também a atribuição de uma parcela de terreno, situado na entrada de cidade, no bairro de Palmarejo, avaliado em 33 mil contos.

Assim, realça Carvalho, “a construção do novo campo de ténis e golfe está avaliada em mais de 288 mil contos, sem o Impostos de Valor Acrescentado (IVA) e sem equipamentos, significa que incluindo o IVA e ainda sem equipamento custará mais 332 mil contos”.

“Esse montante mais os 33 mil contos de terreno e os encargos com os equipamentos, estaremos a atingir os 400 mil contos”, conclui o edil da capital, que admite ter já recebido a primeira tranche do dinheiro da venda, no valor de 114 mil contos, pagos pela embaixada dos EUA na Praia, que esse dinheiro está “no lugar devido e sob a responsabilidade total da câmara da Praia”.

 Quanto à solução para resolver esse assunto, indicou que é continuar o diálogo com o CGTP e garantiu que a edilidade está à procura de alternativas para a prática de ténis no município.

“Já manifestamos a nossa preocupação em arranjar uma alternativa”, sublinhou Francisco Carvalho, declarando-se “totalmente aberto ao diálogo” e disponibilidade para prosseguir com as negociações para a revisão do contrato.

Em julho de 2019, a Câmara Municipal da Praia, liderada altura por Óscar Santos, decidiu vender à Embaixada dos EUA o Campo de Golfe e Ténis da Praia, situado ao lado do Palácio do Governo, no montante de 230 mil contos a serem pagos em duas prestações.

Com a cedência dos terrenos do Clube de Golfe e Ténis para a construção da Embaixada dos EUA, o executivo camarário anterior, liderado por Óscar Santos, assinou um contrato para a construção de novas instalações do clube na zona do Palmarejo. Ainda nesse ano de 2019, a câmara da Praia prometera dotar a cidade de uma nova instalação de Clube de Ténis, com quatro campos para a prática da modalidade e instalação de apoios, para que a capital pudesse dar um “salto enorme” na modalidade.

Partilhe esta notícia