• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Deputados do MpD classificam ritmo económico de São Vicente “bom” e preveem um “futuro de esperança”
Política

Deputados do MpD classificam ritmo económico de São Vicente “bom” e preveem um “futuro de esperança”

Os deputados do Movimento para a Democracia (MpD, poder) eleitos pelo círculo eleitoral de São Vicente consideraram hoje “bom” o ritmo económico na ilha e, por isso, preveem um “futuro de esperança” para a população.

Quem o afirmou foi a deputada Maria Santos Trigueiros, em conferência de imprensa, na qualidade de porta-voz do grupo, que efectuou, semana passada, a primeira vista conjunta a São Vicente com foco, como disse, na retoma económica do País.

Segundo a mesma fonte, considerando que Cabo Verde “está a sair de uma crise profunda sanitária, económica e social”, o que a deputação do MpD pôde “vivenciar” em São Vicente, segundo Trigueiros, “enche os deputados de muita esperança para o que vem aí”.

Ou seja, continuou, os projectos em carteira, a dinâmica que “está a ganhar fôlego paulatinamente, mas a cada dia” são sinais e motivo para os deputados acreditarem que o futuro “vai ser de esperança para as populações”.

Aliás, segundo a deputada, neste processo de retoma da economia em São Vicente, “o importante” é o encadeamento de todos os sectores, pois “não pode haver um único factor que sozinho possa funcionar e fazer a alavancagem”.

“Tem que ser uma simbiose de tudo o que está a acontecer no sector marítimo, na economia, saúde, educação e cultura, entre outros, e é esta amálgama que vai fazer com que a retoma económica, de facto, aconteça em São Vicente e em Cabo Verde”, sintetizou a parlamentar.

Durante a visita, os deputados do MpD visitaram e encontraram-se com responsáveis do Ministérios do Mar, Câmara de Comércio do Barlavento, Zona Especial de Economia Marítima, Delegacia de Saúde de São Vicente e Hospital Baptista de Sousa, entre outros.

Para a retoma económica, os deputados consideram ainda que ela só acontecerá se Cabo Verde conseguir o estatuto de “destino seguro” em segurança sanitária e fizer “uma gestão correcta” da pandemia, pelo que recomendam “uma rigorosa” vigilância sanitária, para além de um “forte apelo” à vacinação, sem a qual “não haverá retoma a níveis aceitáveis”.

“Aguardamos que tudo o que está previsto para São Vicente seja concretizado a breve trecho”, precisou Maria Santos Trigueiros, para que haja “de facto”, continuou, uma “melhoria significativa” na vida das pessoas a nível do emprego, rendimento, habitação, educação e saúde.

Desta forma, concluiu, o povo de São Vicente vai sentir que, “apesar dos ventos contrários”, o Governo está a “trabalhar afincadamente” e “a cuidar do bem-estar das pessoas”.

Nas eleições legislativas de 18 de Abril de 2021, o Movimento para a Democracia elegeu quatro dos dez deputados pelo círculo eleitoral de São Vicente.

Partilhe esta notícia