• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Autarca de Ribeira Brava pede plano para salvar centro histórico com quase 300 anos
Política

Autarca de Ribeira Brava pede plano para salvar centro histórico com quase 300 anos

A Ribeira Brava, ilha de São Nicolau, uma das mais antigas vilas cabo-verdianas, aguarda há vários anos pela elaboração do plano de salvaguarda que permita conservar aquele centro histórico, com quase três séculos, protegendo-o da pressão urbanística.

Fundada em 1731, a vila possui uma traça arquitetónica que testemunha a história e a vivência dos habitantes da ilha, em particular, e de Cabo Verde em geral, o que levou à sua classificação como património nacional, mas o presidente da autarquia alerta que sem um plano de salvaguarda, cujo apoio chegou a ser negociado com a Câmara do Porto, em Portugal, será difícil de manter.

“Há construtores que têm vontade de fazer grandes projetos e nós tentamos contornar a situação dentro daquilo que são as limitações do ponto de vista legal e não só, a nível técnico. A necessidade de ter um gabinete de apoio à Câmara no sentido da continuação da preservação, que se fazia muito bem no passado mais longínquo, mas há algum tempo perdeu-se”, lamentou, em entrevista à Lusa, o presidente da Câmara da Ribeira Brava, José Martins, reconhecendo que a histórica vila enfrenta “alguma pressão do ponto de vista da modernização”.

Com cerca de 5.000 habitantes e que ainda herda o nome da ribeira brava que se forma em período de chuvas, a vila tem ruas estreitas, ladeadas por casas de arquitetura antiga, um passeio pela localidade obriga à contemplação da sua história, com monumentos que se distinguem pela importância, antiguidade, arte e beleza.

É o caso da secular igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário, o edifício do Seminário-Liceu, pioneiro na África de língua portuguesa e que chegou a funcionar como presídio para deportados portugueses, entre outros locais históricos e edifícios do centro.

Um património ameaçado, sem o plano de salvaguarda, afirma o autarca: “Primeiro requer um plano para saber onde, quando e como podemos intervir. E de seguida, evidentemente, os recursos para que pudéssemos trazer, sobretudo a substituição do pavimento que há algum tempo requer, mas dentro de uma vertente de conservação histórica e patrimonial, porque sem isso fica complicado intervir e quando se intervir pode trazer complicações dentro daquilo que é a perspetiva da continuação do belo e harmonioso que existe nesta cidade”.

A promessa de elaboração de um plano de salvaguarda para aquele centro histórico, para definir legalmente os limites das intervenções que podem ser realizadas, bem como as prioridades de reabilitação, chegou a ser tema da visita do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, à Ribeira Brava, em fevereiro de 2020, mas a pandemia de covid-19 rapidamente deixou o tema de novo no aparente esquecimento.

“Houve contactos com a Câmara do Porto, mas dadas as situações da pandemia as coisas não evoluíram muito. Estávamos à espera, porque era um dossiê que estava a ser tratado com o Ministério das Infraestruturas [de Cabo Verde], mas neste momento as coisas praticamente encontram-se paradas”, observou o autarca, recordando que na ocasião chegou a ser adiantada a possibilidade de este processo ter o apoio de uma universidade portuguesa.

“Não começou a ser elaborado. Falou-se, houve algumas diretrizes no sentido de uma universidade que liderasse o processo, mas tendo em conta também a questão da pandemia, como disse, depois das eleições autárquicas em Portugal, as coisas ficaram e estão paradas neste momento”, lamentou.

José Martins disse que Cabo Verde devia “fazer jus à história” da Ribeira Brava, município central de uma ilha essencialmente agrícola.

“Tentámos retomar esse contacto [para o plano de salvaguarda] no sentido de ver o que era possível fazer, em termos daquilo que é a necessidade, sobretudo de alguma intervenção, e também a necessidade da conservação da tipologia de construção e, sobretudo, do património arquitetónico desta ‘vila-cidade’. Eu penso que é uma referência histórica e de relevância a nível mundial”, sublinhou ainda José Martins.

Para o autarca, o apoio de Portugal neste processo seria bem recebido: “Com certeza. Eu penso que teve uma parte de Portugal dentro daquilo que é a história deste país. Então, por isso acho que seria muito interessante e bom”.

Defende que a Ribeira Brava e o seu centro histórico de traça ainda quase original “tem tudo” para outros voos, inclusive classificações internacionais, mas tudo também dependente desse plano de salvaguarda: “É de lamentar o facto de aquele contributo que esta ilha e este município em particular deu à história de Cabo Verde, e ver degradação dos patrimónios, mesmo a vila necessitando de um plano de conservação, mas também de reabilitação e restauração”.

Admite que no passado chegou a ser feita alguma conservação do centro histórico, mas que adaptar essa história às inovações atuais e à pressão da construção exige medidas urgentes.

“Estamos a falar de Ribeira Brava e a importância que teve. Estamos a falar da Sé Catedral, a zona do Terreiro e outros edifícios históricos, mesmo aqui na Câmara Municipal, onde viveu Manuel Lopes, um grande escritor cabo-verdiano, entre outras referências”, desabafou.

Partilhe esta notícia