• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
ANMCV promete formação técnica na área de gestão em todos os municípios em 2021
Política

ANMCV promete formação técnica na área de gestão em todos os municípios em 2021

O presidente da ANMCV prometeu hoje que a formação técnica na área de gestão, que vai ajudar na melhoria da prestação de contas e promover a transparência, chegará a todos os municípios do país ainda este ano.

Herménio Fernandes fez essa promessa em declarações à imprensa, no âmbito da assinatura do protocolo de cooperação com a Fundação FIASEP (gestão e auditoria para a transparência do sector público) da Espanha, para a materialização, em Cabo Verde, de um Programa de Formação Técnica destinado aos funcionários camarários visando com isso uma boa gestão do fundo público municipal.

“Esta formação vai ajudar os municípios a melhorar a sua capacidade nas áreas de gestão e auditoria, visto que irá permitir capacitar quadros para trabalhar na melhoria da prestação de contas e promoção da transparência na gestão dos recursos públicos a nível dos concelhos”, afirmou o presidente da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV).

Segundo a mesma fonte, trata-se de uma parceria “excelente” por cumprir um dos pilares da governança delineada pela associação e da democracia cabo-verdiana no que se refere à prestação de contas e transparência dos fundos públicos.

Para Herménio Fernandes, numa altura em que o País assinala o trigésimo aniversário da sua democracia, a assinatura de um protocolo como está vem em “boa hora”, pois segundo disse, é bom que os cidadãos cabo-verdianos possam ter informações sobre todas as decisões e a forma como são utilizados os recursos existentes.

Neste âmbito, indicou que a agenda da ANMCV tem como prioridade a modernização administrativa local, para poder assim cumprir com os objectivos de desenvolvimento sustentável.

Para a representante da Fundação FIASEP (gestão e auditoria para a transparência do sector público), Natividad Valenzuela, a intenção do protocolo é ajudar as câmaras municipais a melhorar a gestão e a fiscalização dos fundos públicos.

“Para isso, vamos ajudar com a formação dos quadros tanto técnico como político”, disse.

O protocolo de cooperação assinado hoje entre as partes, materializa em Cabo Verde um programa de formação técnica que contemplará formação superior e/ou profissional, em regime presencial ou virtual.

Neste processo, a FIASEP organizará e ministrará os cursos sobre os procedimentos de gestão e de auditoria do sector público às câmaras municipais, enquanto que a ANMCV se responsabiliza por garantir condições logísticas e para funcionamento das acções de formação nas datas a acordar.

Os cursos superiores à distância, com monitoramento local, serão ministrados pela Universidade Intercontinental de Cabo Verde (ÚNICA) e se estende a todos os municípios.

Partilhe esta notícia