• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Amadeu Cruz assume pasta de Educação. Fernando Elísio fica com Família e Inclusão Social
Política

Amadeu Cruz assume pasta de Educação. Fernando Elísio fica com Família e Inclusão Social

Ulisses Correia e Silva confirma, no facebook, a notícia avançada em primeira mão por Santiago Magazine, sobre a demissão da ministra da Educação, Maritza Rosabal, alegando “razões pessoais”. Assim, escreve o chefe do Governo, o atual secretário de Estado da Educação, Amadeu Cruz, sobe para a posição de ministro, ficando as pastas da Família e Inclusão Social com o ministro do Estado e da Presidência do Conselho de Ministro, Fernando Elísio Freire.

A proposta dos novos titulares já foi enviada ao Presidente da República, informa o chefe do governo.

A saída da tutelar da pasta da Educação, a menos de cinco meses das eleições, caiu como uma bomba no seio da sociedade cabo-verdiana, com muitas a vozes a questionar que “razões pessoais” são essas, que não permitiram ao menos esperar pelo fim do mandato, estando o sector a braços com problemas de várias ordens, tais como falta de manuais escolares, gestão de carreiras dos professores e os concursos de ingresso, entre outros constrangimentos.

O presente ano lectivo está ainda no começo, e é nesse limite temporal que a tutelar da pasta da Educação resolve deixar o barco. O primeiro-ministro limita-se a dizer o seguinte: “por razões pessoais, a Dra Maritza Rosabal pediu o fim das funções que vinha desempenhando no Governo nos cargos de Ministra da Educação e Ministra da Família e Inclusão Social", para acrescentar que "foi uma honra tê-la no Governo. Reconheço a dedicação que a Maritza colocou ao serviço do país e a determinação na realização de importantes reformas no sistema educativo e na protecção social".

E conclui, informando que "Fernando Elísio Freire é indicado para a pasta do Ministério da Família e Inclusão, que acumulará com a de Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares e Ministro do Desporto e Amadeu Cruz, actual Secretário de Estado Adjunto da Educação, é indicado para Ministro da Educação".

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação