Pub
Por: Redacção

cidade velha

Um voto contra do deputado do MpD, José Manuel Sena, somado aos dos deputados do PAICV, foi suficiente para reprovar, esta sexta-feira, 20, a proposta de Orçamento apresentada pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago para 2020.

A Assembleia Municipal do concelho da Ribeira Grande de Santiago esteve reunida hoje, 20, para apreciar o Orçamento da Câmara para o 2020. Mas, ao contrário de todas as previsões, o documento não passou ao crivo dos deputados municipais.

Tudo porque um dos dos sete deputados da bancada ventoinha, decidiu votar contra o Orçamento da autarquia liderada pelo seu próprio partido, o MpD.

José Manuel Sena alegou durante o debate que o documento, ou seja o Plano de Actividades previsto - a partir do qual é feito o Orçamento -, era repetitivo, trazendo as mesmas ambições e obras de anos anteriores. Efectivamente, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago propôs um Orçamento de 348 mil contos (348.246.075$00) para 2020, menos cerca de 60 mil contos do que o ano transacto que foi de 400 mil contos (400.484.126$00).

Esta redução orçamental é explicada com o facto da CM da Cidade Velha não ter conseguido executar obras planificadas anteriormente, significando, segundo especialistas em administração autárquica, que este seria um orçamento de continuidade.

Segundo fontes de Santiago Magazine foi por este motivo que o deputado José Manuel Sena, insatisfeito com poucas obras em perspectiva em ano eleitoral (2020), decidiu demarcar-se da sua bancada e votar contra o Orçamento apresentado pela equipa camarária liderada por Manuel de Pina.

E numa Assembleia Municipal com 13 deputados - 7 do MpD e seis do PAICV -, o seu voto foi determinante para, junto com a oposição, fazer chumbar a proposta da Câmara (Orçamento e Plano de Actividades), obrigando Manuel de Pina e equipa a trabalharem durante todo o ano 2020 com o Orçamento de 2019.

Se, em termos financeiros os 400 mil contos do Orçamento de 2019 são superiores ao deste ano, a verdade é que com este chumbo, a CM da Ribeira Grande de Santiago sai politicamente derrotada.



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentários  

-1 # Kulundjulu575 22-12-2019 15:02
O de[censurado]do M Sena tem que ter muito cuidado para nao levar uma cronhada de pistola. Sabem mb que o gajo não vai a tribunal pq é protegido pelo sistema ....
Responder
+1 # Terra-terra 21-12-2019 10:40
Ya, mas Manel nu ten ki troka pamodi, ku si arrogansia y dismandu, nos RG y nos partidu sta fika mal na fotografia.
Responder
+1 # Manel e RGS sempre 21-12-2019 00:10
O paicv vai continuar a chupar o limao quanto a qq pretensão de vir governar RGS. Vao perder novamente pq RGS tem um presidente que fez e continuara a fazer para o bem de todos os ribeiragrandenses. Ninguem vai travar o desenvolvimento de rgs. Manuel di Pina nu sta djuntu. Venha quem vier sera o proximo derrotado do paicv rgs.
Responder
+2 # Kau mau Manel d Pina 20-12-2019 19:47
Arrogância dá sempre nessa chatice. Se ainda não usou o dinheiro do ano passado porque quer mais dinheiro para 2020. Dinheiro seria para campanha. O meu respeito pelo Sr. De[censurado]do José Manuel Sena.
Manuel já viu que não tem chance nas próximas eleições quer usar o fundo da câmara para próximas campanhas . Está difícil amigo
Responder
0 # Tarrafal di santiago 20-12-2019 19:43
Boa liçao di mau gestão, esse de[censurado]do é do povo,
Os de[censurado]dos de mpd em Tarrafal de Santiago deviam aprender a posicionar ao lado de povo, principalmente após denúncia do responsável político loca josë Soares.
Responder