• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
São Domingos. PAICV diz que "a Câmara violou, deliberadamente, as leis orçamentais em vigor"
Política

São Domingos. PAICV diz que "a Câmara violou, deliberadamente, as leis orçamentais em vigor"

A bancada municipal do PAICV em São Domingos solicitou esta sexta-feira, 9, ao Tribunal de Contas a fiscalização das “irregularidades e intransparência” da autarquia local na execução do orçamento de 2018, causando a estagnação do município.

“Dado às intransparências e desrespeito pelas leis por parte da câmara municipal de São Domingos, a nossa bancada pretende solicitar, junto ao Tribunal de Contas, a fiscalização da gestão financeira e administrativa da edilidade”, informou o porta-voz do PAICV, José Carlos Moniz, realçando a urgência da situação.

Em conferência de imprensa, na cidade da Praia, reagindo ao relatório de conta de gerência da autarquia de São Domingos, aquele dirigente político denunciou a existência de “várias irregularidades” constatadas nos dados divulgados pelo Tribunal de Contas.

“Constata-se que na execução orçamental de 2018, a edilidade violou, deliberadamente, as leis orçamentais em vigor”, admitiu.

Conforme disse, a edilidade desrespeitou o princípio de equilíbrio financeiro, aumentando as despesas em cerca de 75 milhões de escudos em gastos que não estavam inscritos no orçamento de 2018.

“Durante a análise dos documentos que recebemos, notámos que os modelos fundamentais e exigidos pela lei de prestação de contas, nomeadamente os modelos três e quatro estavam incompletos”, constatou.

O porta-voz do maior partido da oposição alegou ainda que o processo de empreitada e execução de obras em São Domingos é “muito obscuro”, zelando pelo secretismo.

“Nunca apresentaram um único projecto e/ou programa à assembleia municipal durante as reuniões de aprovação dos planos de actividades ou dos orçamentos”, lamentou, indicando irregularidades na realização das obras.

A mesma fonte acusou a vereadora do Planeamento, Urbanismo, Habitação, Ordenamento do Território e da Protecção Civil de convidar, avaliar e decidir que empresa contratar para a execução das obras que, segundo afiançou, “muitas ficam inacabadas”.

Segundo a bancada do PAICV, na localidade de Choupana existe uma construção orçada em mais de sete milhões de escudos, que deveria estar concluída em três meses, mas, acrescentou, está estagnada, dificultando a mobilidade dos moradores.

“A dificuldade da câmara em justificar como é que gastou tanto dinheiro [202.183.561,00 CVE] dos fundos do Ambiente, da Manutenção Rodoviária, do Turismo, e do PRAA (Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades) espelha a má gestão e o mau serviço que esta equipa vem prestando aos saodominguenses”, afirmou.

Por essas razões, asseverou, a “população está a padecer” devido à falta de água, de rede de esgotos, do emprego e de redes viárias.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação