Janira conquista eleitorado a Ulisses. Está explicado o stress do MpD e a sanha do Maika Lobo
Entrelinhas

Janira conquista eleitorado a Ulisses. Está explicado o stress do MpD e a sanha do Maika Lobo

Janira Hopffer Almada conquista eleitorado a Ulisses Correia e Silva e provoca redemoinho no seio do movimento. O MpD está a passar por um momento de stress elevado. Os vídeos expondo a vulnerabilidade das pessoas, a distribuição de cestas básicas e outros subsídios, a delegação de poderes centrais nos municípios são sinais claros de que, afinal, as coisas não andam bem pelos lados do movimento. Aliás, o desconforto do Maika Lobo manifestado nos seus incendiários posts no facebook, demonstram que efetivamente o redemoinho já tomou conta do movimento de tal ordem, que até sondagens estão sendo fabricados para animar a plateia e confundir a opinião pública.

Sim, o Maika Lobo divulgou na sua página do facebook resultados de sondagens que supostamente o MpD mandou fazer em que a avaliação do governo e seu chefe aparece em lugar confortável – 56% de votos - e a líder do PAICV em queda livre – 28%. E diz que a sondagem é de abril de 2019. Logo a seguir a esta publicação, Maika Lobo, certamente não satisfeito com os resultados do seu trabalho, escrevia um longo monólogo para aconselhar o PAICV a mudar de líder, sob pena de continuar a perder as eleições.

Pouco cavalheiro e desmedido nas palavras, este homem bate com tal violência em Janira Hopffer Almada, que muitos terão questionado das suas reais motivações. Sobretudo porque, muitos não conseguiram compreender tamanha sanha de um homem em relação a uma líder partidária, que ele mesmo coloca como estando no terminal da picada.

Mas aqui, caro leitor, está a explicação para as fúrias do Maika e as correrias do MpD e seus principais cabeças, nos últimos dias.

É que neste momento, Janira Hopffer Almada está a conquistar parte do eleitorado a Ulisses Correia e Silva, estando num empate técnico com o partido no poder. Ou seja, o MpD tem hoje uma vantagem inferior a 7 pontos percentuais sobre o PAICV - 38.1% (MpD) contra 31.4% (PAICV). O MpD sabe disso, mas esconde, e empurra o Maika Lobo para falar coisas que não correspondem à verdade.

Por exemplo, no compto dos cenários eleitorais, Ulisses Correia e Silva tem uma taxa de rejeição de 49% contra 50% de Janira Hopffer Almada – uma diferença de 1 ponto percentual.

Já no que se refere à firmeza de voto, Janira Hopffer Almada caminha a uma grande velocidade, pois acusa uma firmeza de voto de 31% contra 37% de Ulisses Correia e Silva. Ou seja, uma diferença de 6 ponto percentuais.

Neste momento, a maioria dos eleitores, ou melhor, 64% de eleitores, classifica o desempenho da oposição de razoável. Ou seja, não considera o desempenho da oposição nem negativo nem positivo.

Os eleitores avaliam o desempenho de Janira Hopffer Almada como acima do esperado, ao mesmo tempo que a maioria, ou seja 61%, continua a considerar que a atual líder do PAICV não deve abandonar a liderança do partido.

Por seu turno, cerca de 50% de eleitores dizem que não confiam no Ulisses Correia e Silva. Mesmo na forma de governar Ulisses Correia e Silva perde por José Maria Neves. Verdade, quando se refere sobre qual a melhor forma de governar Cabo Verde, 40% consideram que é a de José Maria Neves e 31% que é a do Ulisses Correia e Silva.

A percentagem de eleitores que avaliam o desempenho do Governo como positivo é igual à percentagem que avaliam como negativo.

Para um partido que conta ainda apenas 3 anos de governação estes dados são deveras preocupantes, e empurram muitos guardiões do templo para o desespero, ou até mesmo a chutar o pau da barraca, com invenção de sondagens e projeções de estratégias para a oposição executar.

São, de facto, sinais pouco animadores para o movimento. Todavia, a adoção de posturas tipo “undi da ki panha” poderá seguramente baralhar ainda mais as contas desta turma dirigida por Ulisses Correia e Silva.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.